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quinta-feira, 25 de junho de 2009

QUIM.. BIOL.. PORT...

Produção de borracha
no Amazonas atingiu o
ápice entre 1905 e
1912
Gases superaquecidos em câmaras
de combustão produzem empuxo
para o deslocamento dos
foguetes espaciais
• Química – Isomeria
pg. 02
• Química – Estudo dos gases
pg. 04
• Biologia – Protozoários
pg. 06
• Biologia – Fotossíntese
pg. 08
• Português – Perscrutando o texto
pg. 10
2
Mais um passo foi dado na última semana de
maio para viabilização da Rede Metropolitana
de Ensino e Pesquisa do Amazonas, com o
curso para configuração dos equipamentos
da rede, que interligará 36 pontos através de
fibra ótica. A rede metropolitana é o núcleo
embrionário da Rede Estadual de Pesquisa e
Ensino do Amazonas (Repam), um programa
executado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia,
apoiado pelo Ministério da Ciência e
Tecnologia e por um consórcio de instituições.
Os testes iniciais foram feitos durante o mês
de junho, uma vez que a SECT, através da
Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa
do Estado do Amazonas), já havia adquirido
os computadores e os roteadores. O
lançamento da fibra ótica interligando as
instituições já foi realizado. Fazem parte da
rede metropolitana as seguintes instituições:
Universidade do Estado do Amazonas
(Escola Superior de Tecnologia), Ufam, Inpa,
Fapeam, Sipam/Censipam, Cefet, Prefeitura
de Manaus, Manaus Energia, Embrapa,
CPRM, CBA, CT-PIM, Hemoam, Prodam,
Fiocruz, Embrapa, Cetam e Suframa.
A rede vai interligar as principais instituições
de ensino, pesquisa e desenvolvimento e
órgãos governamentais associados através
de uma moderna rede de computadores de
alta velocidade, proporcionando o uso de
aplicações com banda larga como:
educação a distância, vídeo-conferência,
telemedicina, TV digital e transmissão de
link de dados. Serão 36 pontos de rede e
quatro pontos de concentração: UEA, Ufam,
Prodam e Prefeitura de Manaus.
Para a gerente de rede da UEA, Cláudia
Suzane, o projeto é fundamental, pois
possibilita às unidades o compartilhamento
de informações de forma mais rápida. O
Aprovar é um exemplo de projeto que
funciona na modalidade de ensino a
distância ou teleensino, veiculando aulas
pela tevê, rádio e internet. Ainda nessa
modalidade de educação a distância, a UEA
criou um sistema concebido especialmente
para alcançar a população do interior do
Estado. Trata-se do Sistema Presencial
Mediado, que consiste na transmissão de
das aulas em tempo real, via satélite, por
professores titulares, acompanhadas nas
salas de aula distribuídas em todas as
sedes municipais por alunos, sob a
orientação de professores assistentes.
Funcionam por este sistema o Proformar,
projeto de capacitação de professores da
rede pública, e os cursos de Licenciatura
em Matemática, Ciência Política (concluído
no primeiro semestre de 2007) e Tecnologia
em Análise e Processamento de Sistemas.
Rede Metropolitana
de Ensino e Pesquisa
começa a ser testada Isomeria
Definição
Isômeros são compostos que possuem fórmulas
moleculares iguais, mas propriedades químicas
diferentes, devido às fórmulas estruturais
diferentes.
O fenômeno da isomeria, na Química, é
semelhante ao fenômeno da existência de
palavras diferentes pela permutação de letras,
como por exemplo: AMOR e ROMA (mesmas
letras, “iguais” fórmulas moleculares; diferentes
arrumações, “diferentes” fórmulas estruturais).
A isomeria divide-se em isomeria plana e
isomeria espacial.
ISOMERIA PLANA
Os isômeros apresentam mesma fórmula
molecular, mas diferentes fórmulas planas.
Dividem-se em:
1. Isomeria de Cadeia
Os isômeros têm cadeias carbônicas diferentes.
Exemplos:
a) Cadeia aberta X cadeia fechada:
H3C –– CH == CH –– CH3
BUTENO -2 CICLOBUTANO
b) Cadeia normal X cadeia ramificada:
H3C –– CH2 –– CH2 –– CH3 CH3 –– CH –– CH3

CH3
BUTANO METIL PROPANO
c) Cadeia homogênea X cadeia heterogênea:
CH3 –– CH2 –– NH2 CH3 –– NH –– CH3
ETILAMINA DIMETILAMINA
2. Isomeria de Posição
Os isômeros têm a mesma cadeia carbônica,
mas diferem pela posição de radicais, ligações
duplas ou triplas.
Exemplos:
a) Diferente posição do radical:
CH3 –– CH –– CH2 –– CH2 –– CH3

CH3
2 - METIL PENTANO
CH3 –– CH2 –– CH –– CH2 –– CH3

CH3
3 - METIL PENTANO
b) Diferente posição de um grupo funcional:
OH OH

CH3 –– CH2 –– CH2 CH3 –– CH –– CH3
1 – PROPANOL 2 – PROPANOL
c) Diferente posição de uma insaturação:
H2C == CH –– CH2 –– CH3
1 - BUTENO
CH3 –– CH == CH –– CH3
2 – BUTENO
Neste caso, é importante ter bastante atenção
no exemplo. Observe:
HO –– CH2 –– CH2 –– CH3
OH

CH2 –– CH2 –– CH3
CH2 –– CH2 –– CH3

OH
Não ocorre isomeria de posição, uma vez que
as três valências do carbono são equivalentes
entre si.
3. Isomeria de Compensação (ou Metameria)
Os isômeros diferem pela posição de um
heteroátomo na cadeia carbônica.
Exemplos:
a) CH3 –– O –– CH2 –– CH2 –– CH3
METOXI-PROPANO
e CH3 –– CH2 –– O –– CH2 –– CH3
ETOXI-ETANO
b) CH3 –– NH –– CH2 –– CH2 –– CH3
METIL-PROPILAMINA
e CH3 –– CH2 –– NH –– CH2 –– CH3
DIETILAMINA
O O
c) H –– C e CH3 –– C
N –– CH2 –– CH3 O –– CH3
METANOATO DE ETILA ETANOATO DE METILA
4. Isomeria de Função
Os isômeros pertencem a funções químicas
diferentes. Os casos mais comuns são:
Álcoois e éteres
Exemplo:
CH3 –– CH2 –– OH e CH3 –– O –– CH3
ETANOL METOXI-METANO
(ÁLCOOL) (ÉTER)
ÁLCOOL ÉTER FENOL
5.1 Aldeído e cetona
Exemplo:
O
O
CH3 –– CH2 –– C e CH3 –– C –– CH3
H
PROPANAL PROPANONA
(ALDEÍDO) (CETONA)
Ácidos carboxílicos e ésteres
Exemplo:
O O
CH3 –– CH2 –– C e CH3 –– C
OH O –– CH3
PROPANÓICO ETANOATO DE METILA
(ÁCIDO CARBOXÍLICO) (ÉSTER)
5. Tautomeria
Os dois isômeros ficam em equilíbrio químico
dinâmico.
Os casos mais comuns de tautomeria são:
Aldeído e enol
Consideremos, como primeiro exemplo, o caso
do etanal ou aldeído acético (CH3 – CHO):
ENOL ALDEÍDO
TAUTÔMEROS
Espontaneamente, um hidrogênio do primeiro
carbono do enol (en = dupla ligação; ol =
álcool) “desloca-se” para o carbono (dizemos
que o oxigênio sofreu uma “transposição”);
simultaneamente, a dupla ligação que estava
entre o primeiro e o segundo carbono “deslocase”,
ficando agora entre o primeiro carbono e o
oxigênio (dizemos que o composto todo sofreu
um “rearranjo molecular”). No entanto a reação é
Química
Professor MARCELO Monteiro
3
Desafio
Químico
01. A união dos radicais metil e n-propil dá
origem ao:
a) butano; b) metil propano; c) pentano;
d) dimetil propano; e) metil butano.
02. Complete o quadro abaixo:
03. "O tuoluol e a naftalina são X
aromáticos, enquanto o propeno e o 2-
butino são hidrocarbonetos acíclicos Y
de cadeia normal".
Completa-se corretamente o texto
acima substituindo-se X e Y,
respectivamente, por:
a) álcoois – saturados
b) álcoois – insaturados
c) ácidos carboxílicos – insaturados
d) hidrocarbonetos – insaturados
e) hidrocarbonetos – saturados
04. O nome do composto abaixo é:
O

CH3 – C – CH2 – CH2 – CH2 – CH3
a) 2-hexanal
b) 2-hexanona
c) 4-pentanóico
d) acetona
e) 2-hexol
05. Observe as fórmulas abaixo:
C8H16 C6H16 C4H10O
(I) (II) (III)
Assinale a única alternativa que as
correlaciona corretamente com funções
orgânicas que podem ser por elas
representadas:
a) I, alcano; II, alceno; III, álcool
b) I, alcano; II, Alcino; III, álcool
c) I, alceno; II, Alcino; III, éter
d) I, alceno; II, composto aromático; III, éter
e) I, Alcino; II, composto aromático; III,
aldeído
reversível, isto é, o aldeído volta a transformar-se
no enol inicial. Ora, sabemos que toda reação
reversível tende para um equilíbrio dinâmico; é
o que acontece com o paraldeído-enol mostrado
antes, surgindo, então, o chamado equilíbrio
aldo-enólico. Medidas feitas em laboratório
mostram que, nesse equilíbrio, a maior
porcentagem é sempre de aldeído, pois ele é o
composto mais estável.
5.2 Cetona e enol
Como segundo exemplo, citamos o caso de
equilíbrio entre uma cetona e um enol, que, na
verdade, é totalmente idêntico ao caso anterior:
ENOL CETONA
TAUTÔMEROS
Exercícios
01. (UEA) Um aditivo usado no álcool para
veículos automotivos é o MTE, sigla do
metil-térciobutil-éter ou metóximetilpropano-
2.
a) Escreva a fórmula estrutural desse
éter.
b) Escreva a fórmula estrutural de um
álcool isômero desse éter.
02. (UEA) O timol (A), o carvacrol (B) e o
metanol (C) são produtos naturais
empregados em dentifrícios, devido à
sua ação antisséptica e sabor
agradável.
Assinale a opção que indica corretamente
a relação entre esses
compostos:
a) A e B são isômeros de posição.
b) B e C são isômeros de cadeia.
c) A, B e C possuem ligação pi e são
aromáticos.
d) Os compostos C e A são fenóis.
e) A e C são isômeros de função.
03. (UEA) O ciclopropano e o éter etílico
(etóxi etano) foram muito utilizados, no
passado, como anestésicos de
inalação.
a) Escreva a fórmula estrutural e o
nome do isômero de cadeia do
ciclopropano.
b) Escreva a fórmula estrutural e o
nome do álcool terciário que é
isômero do éter etílico.
04. (UEA) Dados os compostos:
I. CH3 –– CH = CH –– CH3
II. CH2 = CH –– CH2 –– CH3
III. CH3CH –– (CH3) –– CH3
IV. CH3 –– CH2 –– CH2 –– CH3
Podemos afirmar que:
a) I e II são isômeros geométricos;
b) I e III são isômeros de posição;
c) I e IV são isômeros funcionais;
d) III e IV são isômeros de posição;
e) III e IV são isômeros de cadeia.
05. A etilamina e a dimetilamina são pares
isômeros de:
a) função;
b) cadeia;
c) compensação;
d) posição;
e) não são isômeros.
06. Pode-se encontrar pares de isômeros
funcionais nos:
a) Álcoois e éteres.
b) Álcoois e hidrocarbonetos.
c) Hidrocarbonetos e cetonas.
d) Éteres e aminas.
e) n.d.a.
07. Aldeído e enol formam equilíbrio tipo:
a) Ceto-enólico.
b) Aldo-enólico.
c) Iônico.
d) Aldo-cetólico.
e) n.d.a.
08. Na estrutura molecular:
CH3

HO –– C* –– H

..C2H5
O átomo de carbono assinalado é dito:
a) radioativo;
b) metálico;
c) assimétrico;
d) terciário;
e) grafítico.
09. A propanona é um solvente conhecido
comercialmente como acetona e cuja
venda vem sendo proibida por ser
usada na purificação de drogas como
a cocaína. A acetona é um isômero
funcional de:
a) butanona;
b) propanol;
c) butano;
d) butanal;
e) propanal.
10. As substâncias de fórmula CH3–CH2 –
CH2–OH e CH3–O–CH2–CH3 têm
diferentes:
a) fórmulas moleculares;
b) fórmulas mínimas;
c) composições centesimais;
d) massas molares;
e) cadeias carbônicas.
11. Considere as afirmações:
I. Propanal é um isômero de propana.
II. Etil-metil-éter é um isômero do
2–propanol.
III. 1-Propilamina é um isômero da
trimetilamina.
Estão corretas:
a) Todas
b) Apenas I, II e III;
c) Apenas I e II;
d) Apenas II e IV;
e) Apenas III e IV.
4
01. (FUVEST) Quando 0,050 mol de um
ácido HA foi dissolvido em quantidade
de água suficiente para obter 1,00 litro
de solução, constatou-se que o pH
resultante foi igual a 2,00.
a) Qual a concentração total de íons na
solução?
b) Qual o valor da constante Ka do
ácido HA?
02. (UERJ) Em alguns laboratórios, dentre
os materiais de primeiros socorros está
o vinagre, que corresponde a uma
solução aquosa que contém etanóico
em concentração aproximadamente
igual a 0,05mol . –1 e apresenta pH =
3. Se uma solução aquosa de soda
cáustica (solução de hidróxido de
sódio) entrar em contato com a pele de
um laboratorista, ela pode ser
neutralizada lavando-se a região
atingida com vinagre.
a) Escreva a equação química que
corresponde à neutralização da soda
cáustica pelo vinagre.
b) O etanóico, ao ser dissolvido em
água, sofre ionização. Calcule o
rendimento percentual da ionização
(grau de ionização) do etanóico
considerando sua concentração no
vinagre e o pH desta solução
(vinagre).
03. (UERJ) O ácido cítrico (H3C6H5O7) é
triprótico e pode ser encontrado nas
frutas cítricas, como por exemplo, a
laranja e a maça.
As constantes de ionização do referido
ácido são:
K1 = 7,5 x 10–4; K2 = 1,7 x 10–5;
K3 = 4,0 x 10–7
a) Calcule o valor de K para reação
H3C6H5O7(aq) 3H+
(aq)+
C6H5O3–
7(aq)
b) Considere os sucos de laranja (pH =
3,0) e de maça (pH = 4,0). Determine
a relação entre as respectivas
concentrações de cátions hidrogênio
nos referidos sucos.
04. (UNIRIO) O pH de uma solução de um
diácido, que se encontra 10% ionizado,
sabendo-se que 20,0ml dessa solução
são neutralizados por 40,0ml de
solução 0,5N de uma base, é,
aproximadamente:
a) 0,25 b) 0,50
c) 0,75 d) 1,00 e) 2,00
05. (UnB) – O pH de uma solução é 6. Se
reduzirmos o valor do pH da mesma
solução para 2, a concentração de íons
hidrogênio será:
a) 10.000 vezes maior que a inicial;
b) 1.000 vezes maior que a inicial;
c) 10.000 vezes menor que a inicial;
d) 4 vezes menor que a inicial;
e) 2 vezes maior que a inicial.
Desafio
Químico Estudo dos gases
Introdução
É um caso especial de equilíbrio químico em
que aparecem íons.
Observe a ionização do ácido cianídrico:
HCN H+ + CN–
Ocorrem neste fenômeno:
• “quebra” das moléculas de HCN produzindo
H+ e CN– → Ionização ou reação direta.
• reagregação dos íons H+ e CN–, refazendo a
molécula de HCN → Reação inversa.
Com isso, podemos concluir que a ionização
é um processo tipicamente reversível e que
tende a um equilíbrio iônico.
Observação: Bases fortes e sais são compostos
iônicos por suas próprias naturezas, sendo
assim, não podemos falar em reversibilidade e
equilíbrio para os mesmos.
Constante de Ionização Ki
A constante de ionização pode ser escrita,
partindo-se da reação abaixo, da seguinte
forma:
HCN H+ + CN-
[H+][CN–]
Ki = –––––––––––
[HCN]
Para ácidos, podemos simbolizar a constante de
ionização por Ka:
Ki = Ka
Assim:
HNO2 H+ + NO2

[H+][NO2
–]
Ka = –––––––––––
[HNO2]
Analogamente, para bases podemos representar
Ki por Kb:
Ki = Kb
Assim:
NH4OH NH4
+ + OH–
[NH4
+][OH–]
Kb = –––––––––––––
[NH4OH]
Importante !!!!!
1. Quanto maior o valor de Ka, maior a ionização
do ácido, portanto, maior a sua força.
2. Quanto maior o valor de Kb, maior a
dissociação da base, portanto, maior a sua
força.
3. Os valores de Ka e Kb variam somente com a
temperatura.
Grau de Ionização (α)
O grau de ionização (ou dissociação) indica a
força de um determinado ácido ou base.
Quanto maior o α, mais forte será o ácido ou
a base, e vice-versa.
A expressão que fornece o valor de α é:
α = –n–ú––m–e–r–o– –d–e– –m–o––lé–c–u–l–a–s– i–o–n–i–z–a–d–a–s––
número de moléculas iniciais
Lei da Diluição de Ostwald
“O grau de ionização de um eletrólito aumenta,
à medida que se dilui a solução.”
Considere o exemplo abaixo:
BA B+ + A–
Molaridade inicial: M
Assim:
[B+][A–] Mα.Mα M2α2 Mα2
Ki = –––––––– = ––––––––– = ––––––––– = ––––
[BA] M – Mα M(1 – α) 1 – α
Mα2
Ki = ––––––
1 – α
Esta última fórmula é a Lei de Diluição de Ostwald.
Observe ainda que para os eletrólitos muito
fracos α é muito pequeno e podemos admitir
1– α ≅ 1. A lei de Ostwald fica, então:
Ki = M α2
Ionização de poliácidos e polibases
A ionização de um poliácido ou a dissociação
de uma polibase ocorre em várias etapas, tantas
quantos forem os hidrogênios (prótons, H+) ou
os grupos hidróxidos (OH1–) a serem liberados.
Para cada etapa de ionização ou dissociação,
calcula-se um valor de Ki e de α.
Considere, por exemplo, o seguinte ácido
energético H3A, com 3 hidrogênios ionizáveis. A
ionização desse ácido ocorrerá segundo as
etapas:
Etapa 1: H3A + H2O H3O1+ + H2A1–
(K1, α1)
Etapa 2: H2A1– + H2O H3O1+ + HA2–
(K2, α2)
Etapa 3: HA2– + H2O H3O1+ + A3–
(K3, α3)
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
reação
global: H3A + 3H2O 3H3O1+ + A3–
(K, α)
A etapa 1 parte do H3A, uma molécula neutra. O
primeiro hidrogênio é liberado na forma de um
próton (H1+) para a água , com certa facilidade.
A etapa 2 parte do H2A1–, um ânion
monovalente. O segundo hidrogênio é mais
difícil de ser liberado, pois existe atração elétrica
entre o ânion e o próton (H1+) .
A etapa 3 parte do HA2–, um ânion bivalente. O
terceiro hidrogênio é muito mais difícil de ser
liberado, pois a atração elétrica entre esse ânion
e o próton (H1+) é bem mais intensa.
Desse modo, concluímos:
Ki1
>>> Ki2
>>> Ki3
e α1 >>> α2 >>> α3
Efeito do Íon Comum
É a diminuição da ionização de um ácido ou
base fraca, por influência de um sal seu.
O efeito do íon comum corresponde a uma
aplicação do Princípio de Le Chatelier aos
equilíbrios iônicos.
Seja, por exemplo, um ácido fraco, em solução
aquosa:
[H+][A–]
HA H+ + A– Ka = –––––––––
[HA]
Vamos supor que, a seguir, seja adicionado à
solução o sal BA, derivado do próprio ácido:
BA → B+ + A–
Essa dissociação é total, pois todo sal é
eletrólito forte e produz o íon A–, que é comum
ao ácido. Ora, o aumento de [A-] deslocará o
equilíbrio HA H+ + A– no sentido do HA
(Princípio de Le Chatelier), isto é, irá diminuir a
dissociação do ácido HA.
O mesmo iria acontecer a uma solução de uma
base fraca, se a ela fosse adicionado um sal da
própria base.
Equilíbrio iônico na água: pH e pOH
Produto iônico da água
Sabe-se que a água sofre auto-ionização em
escala muito pequena, ou seja, a água é um
eletrólito muito fraco. A equação que representa
a auto-ionização da água é a seguinte:
H2O H+ + OH–
Expressando Ki para essa reação, teremos:
[H+][OH–]
Ki = –––––––––––
[H2O]
Podemos então desenvolver e chegar a:
Ki . [H2O] = [H+] [OH–]
Kw = [H+] [OH–]
Química
Professor CLÓVIS Barreto
5
Sabemos também, que em condições
ambientais, determina-se experimentalmente
que:
• grau de ionização (α) é aproximadamente
igual a 1,81 x 10–19;
• valor de Kc é de aproximadamente 1,81 x
10–16 a partir desses valores, a realização dos
devidos cálculos nos leva a:
[H+] = 10–7 M
[OH–] = 10–7 M
Kw = 10–14
Vejamos agora o que acontece com os valores
[H+] e [OH–]:
1. Em água pura
Temos, evidentemente: [H+] = [OH–]
e como: Kw = [H+] . [OH–] = 10-14
[H+] = [OH–] = 10–7
2. Em soluções aquosas ácidas
Juntando-se à água um ácido, como, por
exemplo, HCl, teremos a seguinte situação:
• HCl sendo forte, se ioniza bastante:
HCl → H+ + Cl–;
• os H+ do ácido, que são muito numerosos, vão
se “confundir” com os poucos H+ da água;
• aumento da quantidade total de H+ “força” o
equilíbrio
H2O H+ + OH– ,
no sentido do H2O (efeito do íon comum, ou
seja, Princípio de Le Chatelier);
• com o deslocamento do equilíbrio “para a
esquerda”, o processo consome OH–.
Resumindo:
[H+] aumenta ⇒ [H+] > 10–7;
[OH-] diminui ⇒ [OH–] < 10–7;
o produto [H+] [OH–] mantém-se constante
(10–14).
Por exemplo:
Com um ácido fraco, o efeito é análogo, porém
menos pronunciado.
3. Em soluções aquosas básicas
Adicionando à água uma base, podemos
concluir, com idêntico raciocínio, que:
• a [OH-] aumenta ⇒ [OH–] > 10–7;
• a [H+] diminui ⇒ [H+] < 10–7;
• produto [H+] [OH–] continua constante (10-14).
Em resumo:
Potencial Hidrogêniônico (pH) e Potencial
Hidroxiliônico (pOH)
O cálculo do pH e pOH
Em função dos valores experimentais baixos de
Kw, [H+] e [OH–] na água pura, os químicos
decidiram que seria conveniente expressar a
concentração desse íons através do uso de
logarítmos.
Assim, convencionou-se que:
pH = – log [H+] ou pH = log –––1––
[H+]
1
pOH = – log [OH-] ou pOH = log ––––––
[OH–]
Observação: É importante o conhecimento dos
principais conceitos e propriedades dos
logarítmos, estudados pela Matemática, para o
aprendizado desta parte da matéria.
É importante observar que:
da expressão [H+] [OH–] = 10–14;
extraindo os logarítmos:
log [H+] + log [OH-] = –14
e trocando os sinais: –log [H+] – log [OH–] = 14
chegamos a: pH + pOH = 14
Sem dúvida, esta última expressão é mais
simples que a primeira.
Podemos também concluir que:
• em água pura: pH = pOH = 7
• em soluções ácidas:
[H+] > 10–7⇒ log [H+] > –7 ⇒ – log [H+] <– 7
⇒ pH < 7
[OH–] <> –7
⇒ pOH > 7
• em soluções básicas:
[H+] <> –7
⇒ pH > 7
[OH–] > 10–7 ⇒ log [OH–] > –7 ⇒ –log [OH–] < –7
⇒ pOH < 7
Em resumo:
Escala de pH
– – – – – – – – – – – – – – – – – – –– – – – – – – – – – – – – – – – – –
0 7 14
Ácido Neutro Básico
Indicadores Ácido-base
São substâncias orgânicas, de fórmulas
complexas e possuidoras de um caráter de
ácido fraco (ou base fraca). Se, por exemplo, o
indicador for um ácido fraco, teremos:
HIn + OH– In– + H2O
ácido base
(1.a cor) (2.a cor)
–––––– – – – – – – – – – – – – –––––
conjugados
neste equilíbrio são exigidos os seguintes
requisitos:
• indicador (ácido HIn) e sua base conjugada
(In–) devem ter duas cores bem diferentes
para que se possa perceber, com facilidade, a
mudança de cor;
• a mudança de cor deve ser rápida, isto é,
um excesso de uma base qualquer (OH–)
deve deslocar o equilíbrio facilmente “para a
direita”, produzindo a segunda cor; ao
contrário, um excesso de um ácido qualquer
(H+) deve deslocar o equilíbrio facilmente
“para a esquerda”, produzindo a primeira cor.
Dependendo do indicador escolhido, a mudança
da cor – chamada VIRAGEM DO INDICADOR –
irá ocorrer numa faixa de pH diferente.
Por outro lado, podemos usar a “viragem do
indicador” para avaliar o pH de uma solução. É
comum o uso dos chamados INDICADORES
UNIVERSAIS, que são misturas de vários indicadores,
cuja cor vai variando gradativamente e
mostrando qual é o pH da solução.
Resumindo os principais indicadores ácido-base
teremos:
INDICADOR MEIO MEIO BÁSICO
FENOLFTALEÍNA INCOLOR AVERMELHADO
PAPEL DE
TORNASSOL
VERMELHO AZUL
água pura H = 7p OH = 7
soluções ácidas pH <> 7
soluções
básicas
H > 7 pOH < 7
água pura [H+] = 10–7 [OH–] = 10-7
soluções ácidas [H
+
] > 10
–7
[OH

] < 10
–7
soluções
básicas
[H
+
] < 10
–7 [OH–] > 10–7
água pura [H+]=10–7 [OH–]=10-7 [H+] [OH–]
solução HCl
0,0001M
[H+]=10
–4
[OH-]=10
–10
[H
+
] [OH

]
solução HCl
0,1 M
[H+]=10
–1
[OH–]=10
-13 [H
+
] [OH

]
=10
–14
Desafio
Químico
01. Dadas as afirmações:
1. O grau de ionização varia com a temperatura.
2. A constante de ionização varia com a
temperatura.
3. O grau de ionização varia com a
concentração.
Está (estão) correta(s):
a) 1, 2 e 3. b) 1 e 3, somente.
c) 2 e 4, somente. d) 2, somente.
e) 4, somente.
02. (UFMG) Certa água mineral tem pH =
4,6, segundo informação no rótulo.
Todas as afirmações sobre essa água
estão corretas, exceto:
a) Contém excesso de íons positivos.
b) Contém H+ numa concentração entre 1 .
10–4 mol/L e 1 . 10–5 mol/L.
c) Contém mais íons H+ do que OH–.
d) É levemente ácida.
e) É uma solução.
03. (Fuvest–SP) Dada amostra de vinagre foi
diluída com água até se obter uma
solução de pH = 3. Nessa solução as
concentrações, em mol/L, de CH3COO–1 e
de CH3COOH são, respectivamente, da
ordem de:
(Dado: valor numérico da constante de
ionização do ácido igual a 1,8 . 10–5).
a) 3 . 10–1 e 5 . 10–10 b) 3 . 10–1 e 5 . 10–2
c) 1 . 10–3 e 2 . 10–5 d) 1 . 10–3 e 5. 10–2
e) 1 . 10–3 e 5 . 10–2
04. (Fuvest–SP) Em água líquida, o produto
iônico da água (Kw) vale:
Kw = 1,0 . 10–14– temperatura da água
25°C.
Kw = 5,3 . 10–14– temperatura da água
50°C.
Assim sendo, um litro de água a 50°C é,
em relação a um litro de água a 25°C:
a) menos condutor de corrente elétrica.
b) menos ionizado.
c) mais rico em moléculas não dissociadas.
d) mais rico em cátions e ânions.
e) mais rico em íons positivos do que em
negativos.
05. (UFMG) Alguns valores do produto
iônico da água estão no quadro.
Considerando esses dados, todas as
alternativas estão corretas, exceto:
a) A concentração de íons H+ é igual à de
íons OH– em qualquer temperatura.
b) A dissolução da água é um processo
endotérmico.
c) A elevação da temperatura aumenta o pH
da água pura.
d) O pH da água pura a 10 °C é maior do que
7.
e) O pH da água pura a 25 °C é igual a 7.
Protozoários
Pertencem ao reino protista e ao filo protozoa,
são seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos
apresentando espécies parasitas, comensais e
mutualísticas.
Classificação
Classe dos Flagelados ou mastigóforos
Leishmania brasiliensis
A leishmaniose, úlcera de Bauru ou leishmaniose
tegumentar sul-americana, é uma doença
causada pelo flagelado Leishmania brasiliensis.
A transmissão é feita pela picada da fêmea do
mosquito-palha ou mosquito birigui, infectada
com a L. Brasliensis. No sangue, o protozoário
instala-se na pele e nas mucosas do nariz, da
orelha ou da boca e causa úlceras. A prevenção
é feita pelo combate ao transmissor.
Leishmania dunovani causa a leishmaniose visceral ou calazar
transmitido também pela picada da fêmea do mosquito palha ou
Flebotomus.
Giardia lamblia
O flagelado Giárdia lamblia instala-se no intestino
delgado do ser humano, provocando fortes
cólicas, diarréia e vômitos, doença conhecida
como giardíase.
A transmissão ocorre por meio das fezes com
cistos de G. Lamblia. Ao serem liberadas no
ambiente, podem contaminar alimentos e
águas, transmitindo a doença a outras pessoas.
Trypanosoma cruzi
A tripanosomíase ou doença de Chagas é
causada pelo flagelado Trypanosoma cruzi. O T.
Cruzi está presente em animais como tatus,
morcegos, gambás e raposas, chamados
reservatórios naturais. O barbeiro (Triatoma
infestans), inseto que vive em frestas de casas
de pau-a-pique, paióis, chiqueiros, ao picar um
desses animais, aloja o T. Cruzi no intestino.
Ao picar uma pessoa enquanto dorme, o barbeiro
elimina o protozoário com as fezes. Ao coçar o
lugar, a pessoa permite a entrada do T. Cruzi (pelo
ferimento e ele alcança o sangue. No corpo
humano, os protozoários podem parasitar o
coração, o intestino grosso e o esôfago. Como
conseqüência, esses órgãos tornam-se dilatados.
No caso do coração, a pessoa pode morrer,
repentinamente.
Representação do ciclo da doença de Chagas
Não há vacinas ou remédios eficazes contra
essa doença. A prevenção é feita com a erradicação
do barbeiro, caiação de chiqueiros, paiós,
estábulos, melhoria das condições habitacionais,
proteção de janelas e portas com telas e o uso
de mosquiteiros sobre as camas.
Tricomonas vaginalis
O parasito tem como habitat a vagina, bem
como a uretra e a próstata do homem. O
Trichomonas vaginalis não possui a forma
cística, apenas a trofozoítica, e é transmitido
durante o ato sexual e através de fômites, já que
o protozoário pode sobreviver durante horas em
uma gota de secreção vaginal ou na água. O
trofozoíto alimenta-se de açúcares em
anaerobiose e produz ácidos que irritam a
mucosa vaginal. Os sintomas aparecem entre
três e nove dias após o contato com o parasito.
A tricomoníase costuma atingir mulheres entre
16 e 35 anos de idade e se manifesta, no sexo
feminino, por: corrimento esbranquiçado
espumoso, edema, prurido, queimação,
escoriações, ulcerações e sangramento após
relações sexuais. Já nos homens, a parasitíase
geralmente é assintomática ou subclínica, o que
justifica o fato da parasitíase ser mais
diagnosticada em mulheres. A infecção por
Trichomonas pode acarretar diversas doenças
graves nas vias geniturinárias. As características
clínicas do doente podem ser sugestivas da
tricomoníase, sendo que na mulher esta
parasitíase deve ser diferenciada das vaginoses
bacteriana e fúngica. O diagnóstico laboratorial é
feito pela visualização direta de trofozoítos em
amostra de secreção vaginal, uretral e prostática.
Entretanto, o isolamento e cultivo do protozoário
é o método mais sensível para o diagnóstico da
tricomoníase.
O uso de preservativos, o cuidado com os
fômites (instrumentos ginecológicos, toalhas,
roupas íntimas) e o tratamento do doente e de
todos os seus parceiros são as formas de
prevenção da tricomoníase. Só o tratamento
medicamentoso adequado não garante a
eliminação da doença, visto que mesmo após ter
obtido a cura o paciente deve tomar os mesmos
cuidados de quem nunca foi infectado, porque
os medicamentos não impedem a reinfecção.
Tricomonas vaginalis
Biologia
Professor JONAS Zaranza
01. No século XXI, observa-se um crescimento
da malária na região amazônica
como um todo, com concentração dos
casos na Amazônia ocidental. O exemplo
mais alardante é o do estado do Acre,
com aumento de 153% de 2003 para
2004, e de 63% de 2004 para 2005.
(Scientific American Brasil, março de
2006)
A malária é uma doença típica de regiões
tropicais e pode ser evitada com diversas
providências. Entre elas é correto citar:
a) construção de casas de alvenaria e
telhado de telhas de barro plásticas;
b) aplicação de telas nas portas e janelas;
c) construção de rede de esgoto ou fossa
séptica;
d) fornecimento de água tratada à população;
e) combate ao inseto barbeiro transmissor.
02. (FGV) Devido ao surgimento, em vários
Estados brasileiros, de surtos de doenças
relacionadas ao acúmulo de água em
pneus abandonados, depósitos de ferro
velho e quintais, têm sido utilizada a televisão
e vários outros meios de comunicação
para alertar a população sobre os
riscos dos objetos, vasos e plantas que
possam servir de depósito de água,
considerando ser esta condição propícia
ao aparecimento de várias doenças.
Indique a alternativa correta:
a) Pneumonia, dengue, esquistossomose.
b) Febre amarela, dengue e malária.
c) Dengue, amebíase e esquistossomose.
d) Febre amarela, giardíase e doença de
Chagas.
e) Febre amarela, giardíase e
cryptosporidiose.
03. (Fuvest) O protozoário parasita cujo
ciclo de vida está esquematizado a
seguir é
a) o plasmódio, transmitido por um
mosquito.
b) a leishmânia, transmitida por um
mosquito.
c) o tripanossomo, transmitido pelo barbeiro.
d) o esquistossomo, transmitido pelo
barbeiro.
e) a filária, transmitida por um mosquito.
Desafio
Biológico
6
7
Classe sarconidea ou rizópodes
Entamoeba histolytica
A Entamoeba histolytica é um tipo de ameba
parasita e causa a amebíase ou disenteria
amebiana.
A doença ocorre pela ingestão de água ou
alimentos contaminados com cistos da
Entamoeba histolytica. No intestino, os cistos se
rompem e liberam o protozoário, que se
multiplica e passa a parasitar as células e os
vasos intestinais, englobando hemácias,
causando cólicas e diarréia sanguinolenta. A
perda de sangue provoca anemia e fraqueza.
A prevenção é feita lavando bem os alimentos e
as mãos antes das refeições, ingerindo água
tratada ou fervida e defecando em locais
próprios.
Classe dos Esporozoários
A malária ou maleita é provocada por esporozoários
do gênero Plasmodium e transmitida pela
fêmea do mosquito do gênero Anopheles,
conhecido como mosquito prego. Ao sugar o
sangue de uma pessoa, o mosquito injeta a
saliva e, com ela, os protozoários, na forma de
esporozoítos. No fígado, os esporozoítos
adquirem uma uma forma arredondada, os
trofozoítos. Daí migram, novamente, para o
sangue e penetram nas hemácias, onde se
reproduzem por divisão múltipla, dando origem
aos merozoítos. As hempacias rompem-se,
liberando os merozoítos e substâncias tóxicas. O
rompimento das hemácias é acompanhado de
mal-estar e febre alta.
No interior das hemácias, alguns merozoítos
formam gametócitos masculinos ou femininos.
Ao picar uma pessoa doente, o mosquito ingere
esses gametócitos, que, no estômago,
transformam-se em gametas masculinos e
femininos. A união deles formará o zigoto, que se
desenvolve na parede do estômago do mosquito
e origina o oocisto. Dentro do oocisto, por
divisão múltipla, formam-se esporozoítos, que
migram para as glândulas salivares do inseto.
O intervalo entre as febres identifica a espécie
do protozoário. Existem três tipos:
Plasmodium vivax: malária terçã benigna com
febre a cada dois dias.
Plasmodium malariae: malária quartã benigna
com febre a cada três dias.
Plasmodium falciparum: malária terçã maligna
com febre a cada um ou dois dias.
O tratamento é à base de quinino, que destrói
os protozoários que estão no sangue, mas não
aqueles que estão no fígado. Desse modo, a
pessoa pode voltar a ter a doença.
A prevenção em áreas atingidas é feita com o
uso de quinino; combate ao mosquito,
destruindo criadouros como lagoas e poças
d’água; proteção das casas com telas e uso de
mosquiteiros sobre as camas.
Classe dos Ciliados
São um dos mais importantes grupos de
protozoários, com cerca de 7000 espécies
conhecidas e representantes em praticamente
todos os ecossistemas aquáticos, marinhos e de
água doce e no solo. Várias são parasitas ou
comensais de vários invertebrados e outras
ainda vivem no tubo digestivo dos mamíferos
herbívoros, aos quais ajudam a estabilizar as
enormes populações de bactérias simbióticas
que digerem a celulose de que eles se
alimentam, podendo considerar-se igualmente
seus simbiontes. Conhece-se apenas uma
espécie que é parasita do homem, o Balantidium
coli, o agente da balantidíase ou disenteria
balantídica. A maioria dos ciliados alimenta-se
por fagocitose, embora haja alguns que se
alimentam por absorção de nutrientes através da
membrana celular. Os que realizam a fagocitose
possuem normalmente um poro na sua
membrana por onde entram as partículas de
alimento – o citostoma ou “boca celular” – com
a ajuda de cílios modificados. Em algumas
formas, como a paramécia, a “boca” encontrase
no fundo de um sulco oral. As partículas de
alimento passam da boca para vacúolos
digestivos que migram dentro da célula,
digerindo e passando o alimento para o
citoplasma, até que descarregam a parte não
absorvida num outro poro da célula chamado o
citoprocto ou “ânus celular”. reprodução, quer
por fissão binária, quer por conjugação, mas
também são responsáveis pela formação e
regeneração do macronúcleo.
Exercício
01. (UEA)“Laudo do Instituto Evandro
Chagas do Pará confirma que 29
pessoas se contaminaram com a
doença de Chagas no Amapá depois
de comerem açai. A transmissão
tradicional é pela picada do inseto
barbeiro, mas a exemplo do que
ocorreu em Santa Catarina – onde seis
pessoas morreram da doença após
tomarem caldo de cana contaminado –
também no Amapá se deu pela
ingestão de alimento. Desde 2004
houve um aumento no número de
casos no Amapá de 1450%. Em 2004
apenas dois casos foram confirmados
no estado.”
(O Globo, 31 de março de 2005)
A doença de Chagas é causada pelo
protozoário Trypanosoma cruzi.
Sobre a transmissão tradicional referida
na noticia acima, é correto afirmar que:
a) o barbeiro injeta os tripanossomos na
corrente sanguínea durante a picada;
b) os tripanossomos presentes nas fezes
do barbeiro penetram ativamente pelo
ferimento causado pela picada;
c) a saliva dos barbeiros, rica em
tripanossomos, espalha-se sobre a pele,
por onde os parasitas penetram;
d) os tripanossomosinjetados na corrente
sanguínea durante a picada alojam-se
no coração;
e) além dos barbeiros, outros mosquitos
podem transmitir tripanossomos.
Desafio
Biológico
01. (Fuvest) Que doenças poderiam ser
evitadas com a eliminação de reservatórios
de água parada onde se reproduzem
insetos vetores?
a) Cólera, dengue o esquistossomose.
b) Cólera, dengue e malária.
c) Cólera, esquistossomose e febre amarela.
d) Dengue, febre amarela e malária.
e) Esquistossomose, febre amarela a malária.
02. (FGV) Nos países em desenvolvimento,
devido às precárias condições de saneamento
e à má qualidade das águas para
consumo humano, as doenças de
veiculação hídrica têm sido responsáveis
por vários surtos epidêmicos e pelas
elevadas taxas de mortalidade infantil por
infecções intestinais. Segundo a Organização
Mundial da Saúde, órgão da
Organização das Nações Unidas – ONU –
ocorreram, na América Latina e Caribe,
seis milhões de mortes por infecções
intestinais, no período de 1965 a 1990.
Indique a alternativa que apresenta
maior número de doenças diarréicas
veiculadas por água contaminada.
a) Febre tifóide, shigelose, cólera e giardíase.
b) Sarampo, tuberculose, cólera e giardíase.
c) Sarampo, filariose, pneumonia e salmonelose.
d) Meningite, hepatite B, malária e caxumba.
e) Febre tifóide, amebíase, hepatite B e
meningite.
03. (Fuvest) Qual a característica comum
aos organismos: plasmódio, tripanossomo
e solitária?
a) São hematófagos.
b) São endoparasitas.
c) São decompositores.
d) Vivem no intestino humano.
e) São unicelulares.
04. (Fuvest) Uma pessoa pretende processar
um hospital com o argumento de que a
doença de Chagas, da qual é portadora,
foi ali adquirida em uma transfusão de
sangue. A acusação
a) não procede, pois a doença de Chagas é
causada por um verme platelminto que se
adquire em lagoas.
b) não procede, pois a doença de Chagas é
causada por um protozoário transmitido
pela picada de mosquitos.
c) não procede, pois a doença de Chagas
resulta de uma malformação cardíaca
congênita.
d) procede, pois a doença de Chagas é
causada por um protozoário que vive no
sangue.
e) procede, pois a doença de Chagas é
causada por um vírus transmitido por
contato sexual ou por transfusão
sangüínea.
Fotossíntese
As unidades morfológicas do sistema endócrino
são as glândulas endócrinas. Elas produzem
A fotossíntese é o principal processo autotrófico
e é realizada pelos seres clorofilados. Nos
eucariontes a organela responsável por essa
função é o cloroplasto. Os pigmentos fotossintéticos,
representados principalmente pela
clorofila, ficam imersos na membrana dos
tilacóides, formando os chamados complexosantena.
Estes são responsáveis por captar a
energia luminosa.
A equação geral da fotossíntese é:
Energia
luminosa
6 CO2 + 6H2O C6H12O6 + 6 O2
Clorofila
Essa equação mostra que, na presença de luz e
clorofila, o gás carbônico e a água são
convertidos numa hexose, a glicose, havendo
liberação de oxigênio. Este último fato é de
grande importância para a vida em nosso
Planeta, pois por meio da atividade
fotossintética são mantidas condições
adequadas de O2 para a sobrevivência dos
seres vivos.
A análise dessa equação pode nos dar a
impressão de que o oxigênio liberado na
fotossíntese provém do gás carbônico (CO2).
Durante muito tempo, acreditou-se que tal fato
fosse verdadeiro. No entanto, há algumas
décadas, foram realizadas experimentações em
que se fornecia à planta água com O18 (oxigênio
marcado), em vez de O16, como o da água
comum. Verificou-se que o oxigênio liberado era
o O18, esclarecendo, assim, que o oxigênio
liberado na fotossíntese provém da água. Se
quisermos dar ênfase a essa questão,
deveremos substituir a equação geral
simplificada da fotossíntese por uma equação
mais detalhada, como a apresentada a seguir:
Energia
luminosa
6 CO2+12H2O C6H12O6+6H2O+6O2
Clorofila
Etapas da fotossíntese
Apesar de ser apresentada em apenas uma
equação, a fotossíntese não ocorre em apenas
uma reação química. Existem várias reações que
podem ser agrupadas em duas etapas
interligadas: a primeira, fotoquímica, em que há
necessidade de energia luminosa, e a segunda
química, na qual não há necessidade de luz. As
reações que ocorrem na etapa fotoquímica são
chamadas reações de claro e as que ocorrem
na etapa química são chamadas reações de
escuro.
A etapa fotoquímica ocorre nos tilacóides, e a
etapa química ocorre no estroma dos
cloroplastos.
Etapa fotoquímica
Na etapa fotoquímica, ocorrem dois processos
básicos: a fotólise da água e a fotofosforilação.
Na fotólise da água (foto = luz; lise = quebra),
como o próprio nome diz, ocorre a quebra da
molécula de água sob a ação da luz. Nesse
processo, há liberação do oxigênio para a
atmosfera e transferência dos átomos de
hidrogênio para transportadores de hidrogênio.
Essa reação foi descrita por Hill, em 1937. Esse
pesquisador, no entanto, não sabia qual era a
substância receptora de hidrogênio. Hoje, sabese
que é o NADP (nicotinamida-adeninadinucleotídeo
+ ácido fosfórico).
É importante repetir que o oxigênio liberado
pela fotossíntese provém da água e não do
CO2, como se pensava anteriormente.
Fotólise da água
Luz
2 H2O 4H+ + 4e- +Oo2
Clorofila
4 H+ + 2 NADP 2 NADPH2
Fotofosforilação significa adição de fosfato
(fosforilação) em presença de luz (foto). A
substância que sofre fosforilação na fotossíntese
é o ADP, formando ATP.
Deste modo, é por meio de processos de
fotofosforilação, que pode ser acíclica ou cíclica,
que a energia luminosa do Sol é transformada
em energia química, que fica armazenada nas
moléculas de ATP.
Nos processos fotofosforilativos, há participação
da clorofila.
Na etapa fotoquímica, portanto, são produzidas
moléculas de oxigênio, que são liberadas para a
atmosfera, e moléculas de NADPH2 e de ATP,
que serão utilizadas nas reações da etapa
química da fotossíntese.
Etapa química
Essa etapa ocorre no estroma dos cloroplastos
sem necessidade direta de luz. As reações que
ocorrem nessa etapa compõem o ciclo das
pentoses. Esse ciclo foi elucidado por Melvin
Calvin na década de 1940.
O ciclo começa com a união do CO2 do ar
atmosférico com moléculas orgânicas já presentes
no cloroplasto. É a que se chama de fixação do
carbono. Em seguida, ocorre a incorporação de
hidrogênios às moléculas de carbono, formando
carboidratos. Quem fornece esses hidrogênios são
os NADPH2 formados na etapa fotoquímica. Nesse
processo, há necessidade de energia, que é
fornecida pelas moléculas de ATP, produzidas
também nas reações de claro.
Assim, é no ciclo das pentoses que o açúcar é
formado. Esse ciclo, apesar de não depender
8
01. (CFTMG) As funções das folhas e dos
caules são, respectivamente,
a) fotossíntese e troca de gases.
b) transpiração e troca de gases.
c) fotossíntese e condução da seiva.
d) condução da seiva e transpiração.
02. (CFTMG) A fotossíntese, principal
processo autotrófico, é dividida em
várias etapas e realizada pelos seres
clorofilados.
Com relação a esse fenômeno, é
INCORRETO afirmar que
a) a etapa fotoquímica ocorre nos tilacóides.
b) a fotofosforilação cíclica se processa no
escuro.
c) a fotólise da água libera oxigênio para o
meio ambiente.
d) os produtos originados na fase clara são
empregados na fase escura.
03. (CFTCE) A organela que apresenta
estroma e tilacóides é:
a) ribossomo b) lisossomo c) mitocôndria
d) nucléolo e) cloroplasto
04. (CFTCE) Os plastos são organelas
citoplasmáticas encontradas apenas
em organismos:
a) procariontes fotossintetizantes
b) eucariontes fotossintetizantes
c) procariontes fermentadores
d) eucariontes fermentadores
e) procariontes não-fermentadores
05. (CFTMG) O envoltório celular, presente
em todos os tipos de células, é a
membrana plasmática ou membrana
celular onde ocorrem vários
fenômenos, EXCETO na
a) condução de substâncias para o interior
das células.
b) realização de fotossíntese em seres
procariontes aquáticos.
c) difusão de gases ou substâncias do
exterior para o interior da célula.
d) adesão especial entre algumas células
por meio de desmossomos.
06. (CFTMG) Dentre os processos
diretamente dependentes da água,
encontra-se a fotossíntese. Nessa
reação, a água tem como função
a) ser doadora de elétrons para a
construção de moléculas orgânicas.
b) solubilizar o amido, necessário para a
realização da fotossíntese.
c) dissipar o excesso de calor ao qual a
planta fica exposta durante o dia.
d) ser doadora de átomos de carbono para
a formação de moléculas orgânicas.
Desafio
Biológico
Biologia
Professor GUALTER Beltrão
9
diretamente da luz, depende das reações da
fase fotoquímica, pois precisa dos ATPs e dos
NADPH2 formados na presença da luz.
Podemos representar os destinos finais do CO2,
do NADPH2 e do ATP no ciclo das pentoses por
meio desta equação extremamente simplificada:
Fatores que influenciam a Fotossíntese
Influência da luz
A luz é uma pequena parte da energia radiante
que chega à Terra. É a parte visível do espectro
eletromagnético, que vai desde as ondas de
rádio até os raios X e raios gama. A faixa de luz
visível (espectro luminoso) é de interesse
especial para a fotossíntese. Compreende luz de
diferentes cores: violeta, azul, verde, amarelo,
alaranjado e vermelho.
Verificando o espectro de absorção da clorofila
em álcool metílico, observou-se, que o máximo
de absorção ocorre nas radiações azul e
vermelha e que a mínima absorção ocorre nas
radiações verde e amarela.
Ponto de compensação
Na determinação do ponto de compensação
luminoso de uma planta, devemos estabelecer
uma comparação entre a fotossíntese e sua
respiração em função da variação de intensidade
luminosa.
Definição
Ponto de compensação é uma intensidade
luminosa, no qual a razão de fotossíntese é
igual à razão de respiração.
Observe as reações de fotossíntese e de
respiração, e note que são fenômenos opostos.
Fotossíntese
12H2O + 6CO2 C6H12O6 + CH2O + 6O2
Respiração
Quando uma planta recebe luz no seu ponto de
compensação fótico, toda a glicose produzida na
fotossíntese será consumida na respiração; assim
como todo o O2 produzido na fotossíntese será
gasto na respiração e todo o CO2 produzido na
respiração será utilizado na fotossíntese.
Exercícios
Texto para proxima questão
01. (Uel 2006) "Se o Sol é o imenso reator
energético, então a terra do sol passa a
ser o locus por excelência da energia
armazenada. De onde se conclui que o
Brasil, o continente dos trópicos, é o
lugar da energia verde. Energia vegetal.
Terra da biomassa. Terra da energia".
(VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto.
"Biomassa: a eterna energia do futuro". São
Paulo: Senac, 2002. p. 21.)
Com base no texto e nos conhecimentos
sobre o metabolismo das plantas,
é correto afirmar:
a) Os açúcares produzidos pelas plantas
são componentes minoritários da
biomassa e dependem do oxigênio e da
luz do sol para sua síntese.
b) Os seres heterotróficos se apropriam,
para seu metabolismo, do nitrogênio
produzido pelas plantas verdes.
c) A autotrofia atribuída às plantas está
relacionada ao fato de elas serem
capazes de fixar nitrogênio do ar e
produzir oxigênio.
d) Para a síntese dos carboidratos que
integram a biomassa é necessária, além
da luz do sol, a utilização de água e de
gás carbônico como substratos.
e) A biomassa de que trata o autor do texto
é o conjunto de moléculas orgânicas de
todos os seres vivos, animais e vegetais,
de um determinado "habitat".
02. (PUC–SP) O gráfico a seguir mostra o
espectro de absorção de luz pelas
clorofilas a e b em função dos
diferentes comprimentos de onda que
compõem a luz branca:
Comprimento de onda (mμ)/luz
390 – 430 → violeta
430 – 470 → azul
470 – 540 → verde
540 – 600 → amarela
600 – 650 → laranja
650 – 760 → vermelha
Três plantas da mesma espécie são
colocadas em um mesmo ambiente e
passam pelo seguinte tratamento
luminoso:
planta I: recebe exclusivamente luz
verde;
planta II : recebe exclusivamente luz
vermelha;
planta III: recebe exclusivamente luz
amarela.
Com relação a essas plantas, pode-se
prever que
a) I produzirá mais oxigênio que II e III.
b) II produzirá mais oxigênio que I e III.
c) III produzirá mais oxigênio que I e II.
d) apenas a planta III produzirá oxigênio.
e) I, II e III produzirão a mesma quantidade
de oxigênio.
03. (FEI) Considerando-se os principais
processos energéticos que ocorrem
nos seres vivos, podemos corretamente
afirmar que:
a) o autotrofismo é uma característica dos
seres clorofilados;
b) o heterotrofismo impossibilita a
sobrevivência dos seres aclorofilados;
c) a fotossíntese e a respiração aeróbica
são processos que produzem sempre as
mesmas substâncias químicas;
d) a fermentação é um processo
bioquímico que não produz qualquer
forma de energia;
e) apenas a fermentação alcoólica, produz
ácido pirúvico.
01. (FGV) O espectro da luz visível, ou luz
branca, compreende comprimentos de
onda no intervalo de 390 a 760
nanômetros, da luz violeta à luz
vermelha. No entanto, as radiações do
espectro visível não são igualmente
absorvidas pela clorofila.
O gráfico apresenta a eficiência de
absorção da luz visível pelas clorofilas
dos tipos A e B.
Pode-se dizer que uma planta apresentará
maior taxa fotossintética quando
iluminada com luz
a) branca; b) violeta; c) azul;
d) verde; e) vermelha.
02. (Fuvest) Considerando os grandes
grupos de organismos vivos no planeta –
bactérias, protistas, fungos, animais e
plantas –, em quantos deles existem
seres clorofilados e fotossintetizantes?
a) um; b) dois; c) três;
d) quatro; e) cinco.
03. (CFTCE) Com relação ao processo
fotossintético, é INCORRETA a afirmação
do item:
a) Existe uma etapa de reações, que não
necessita de luz para ocorrer, chamada
etapa de escuro.
b) As reações de claro não necessitam de
clorofila.
c) O objetivo da fotossíntese é a síntese de
compostos ricos em energia.
d) A água é fundamental no processo de
fotossíntese.
e) Nos vegetais, a fotossíntese ocorre nos
cloroplastos.
04. (CFTMG) A solução de substâncias
orgânicas derivadas do processo
fotossintético denomina-se
a) seiva bruta. b) seiva elaborada.
c) micronutrientes. d) macronutrientes.
05. (UEL) O macronutriente essencial ao
desenvolvimento das plantas por fazer
parte da molécula de clorofila é o:
a) ferro; b) cobre; c) zinco;
d) magnésio; e) manganês.
Desafio
Biológico
Texto poético
MÃOS DADAS
Carlos Drummond de Andrade
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus
[companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes
[esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos
[afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos
[dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma
[história.
não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem
[vista da janela.
não distribuirei entorpecentes ou cartas de
[suicida.
não fugirei para ilhas nem serei raptado por
[serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo
[presente, os homens presentes, a vida
[presente.
Perscrutando o texto
01. Os dois primeiros versos do poema
Mãos Dadas, abaixo transcritos,
sugerem que:
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
a) o poeta está preso a compromissos
temporais;
b) o poeta tem um compromisso poético
com o momento presente, mas não se
envolverá futuramente com música;
c) o fator tempo não importa ao poeta;
d) o poeta é atemporal;
e) o poeta não comporá poemas que
valorizem acontecimentos passados.
02. Os versos 7 e 8 do poema Mãos Dadas,
abaixo transcritos, sugerem que:
Não nos afastemos muito, vamos de mãos
[dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma
[história.
a) Drummond nega a solidão e o isolamento,
recusando-se a sonhar com o
futuro.
b) Drummond ressalta o medo da solidão e
confessa sua aversão às mulheres.
c) Drummond prega a aproximação entre
as pessoas, mas recusa-se a acreditar
no amor.
d) Drummond enfatiza a necessidade de
amor e repele o sentimentalismo pessoal.
e) Drummond incita o leitor à solidariedade,
mas nega a poesia lírico-amorosa.
03. Tomando o poema Mãos Dadas, de
Carlos Drummond de Andrade, como
um todo, assinale a afirmativa correta.
a) Quando se recusa a cantar mundos
futuros ou passados, o poeta está recusando,
na verdade, o próprio tempo.
b) O poeta recusa qualquer forma de
sentimento.
c) As recusas do poeta são, na verdade, as
mesmas de qualquer poeta modernista,
cuja preocupação temporal é obsessiva.
d) O poeta recusa o tempo passado e o
tempo futuro, mas elege o tempo
presente; recusa certos sentimentos,
mas elege outros.
e) O poeta condiciona a solidariedade à
compreensão de sua mensagem
poética.
04. Sobre a seqüência “Também não
cantarei o mundo futuro”, assinale a
afirmativa incorreta.
a) Contém dois advérbios.
b) Contém dois adjuntos adnominais.
c) O substantivo mundo é núcleo do
complemento verbal.
d) Substituindo-se o complemento verbal
por pronome conveniente resulta em
“Também não o contarei”.
e) O adjetivo futuro tem função de predicativo
do objeto.
05. Sobre a seqüência “O presente é tão
grande, não nos afastemos”, assinale
a afirmativa incorreta.
a) Contém um advérbio.
b) Contém um pronome pessoal oblíquo
átono.
c) Contém um predicativo do sujeito.
d) Contém exemplo de pronome proclí-tico.
e) A idéia subordinada expressa causa.
06. Opte pela letra em que se mudou para
a voz ativa, com coerência, a construção
“não serei raptado por
serafins”.
a) Os serafins não serão raptados por mim.
b) Eu não raptarei os serafins.
c) Os serafins não me raptarão.
d) Raptar-se-ão os serafins.
e) Os serafins não me devem raptar.
07. Opte pela letra em que a substituição
do complemento verbal pelo pronome
átono fere a norma culta da língua.
a) “olho meus companheiros”
Olho-os.
b) “considero a enorme realidade”
Considero-a.
c) “não direi suspiros ao anoitecer”
Não os direi ao anoitecer.
d) “não distribuirei entorpecentes”
Não distribuí-los-ei.
e) “Também não cantarei o mundo futuro”
Também não o cantarei.
08. Uma das críticas associado ao verso
do poema Mãos Dadas não procede.
Identifique-a.
a) “Não serei o cantor de uma mulher” –
Crítica à poesia lírico-amorosa.
b) “não direi suspiros ao anoitecer” –
Crítica à solidão e à tristeza.
c) “paisagem vista da janela” – Crítica à
poesia descritiva.
d) “não fugirei para ilhas” – Crítica ao
escapismo.
e) “nem serei raptado por serafins” –
Crítica ao Romantismo.
Português
Professor João BATISTA Gomes
PRECAVER-SE
01. Ficha técnica:
a) Defectivo – Só pode ser conjugado
nas formas arrizotônicas (sílaba tônica
fora da raiz ou radical), ou seja, com
os pronomes nós e vós.
b) Sinônimos – Acautelar-se, precatar-se,
prevenir-se.
c) Verbo pronominal – Convém usá-lo
sempre na forma pronominal:
precaver-se.
02. Presente do indicativo:
Eu me (...)
Tu te (...)
Ele se (...)
Nós nos precavemos
Vós vos precaveis
Eles se (...)
Palavras que não existem: precavo,
precavejo, precavês, precavê,
precavêem, precavenho, precavens,
precavém, precavêm.
03. Presente do subjuntivo:
Que eu me (...)
Que tu te (...)
Que ele se (...)
Que nós nos (...)
Que vós vos (...)
Que eles se (...)
Palavras que não existem: precava,
precaveja, precavejas, precavejamos,
precavejais, precavejam,
precavenha, precavenhas,
precavenha, precavenhamos,
precavenhais, precavenha.
04. Pretérito perfeito (= vender)
Vendi precavi
Vendeste precaveste
Vendeu precaveu
Vendemos precavemos
Vendestes precavestes
Venderam precaveram
05. Pretérito mais-que-perfeito
(= vender)
Vendera precavera
Venderas precaveras
Vendera precavera
Vendêramos precavêramos
Vendêreis precavêreis
Venderam precaveram
06. Futuro do subjuntivo (= vender)
vender precaver
venderes precaveres
vender precaver
vendermos precavermos
venderdes precaverdes
venderem precaverem
Anota
Aí!
10
11
Conjugação verbal 1
1. VER E DERIVADOS
a) Significado – Ver significa enxergar;
divisar; distinguir; avistar.
b) Regência – Verbo transitivo direto (exige
complemento sem preposição).
c) Conjugação – Por ver, conjugam-se
antever, entrever, prever, rever, prover
(no presente), mas não precaver
(defectivo no presente; no passado e no
futuro, segue a conjugação de vender) e
reaver (segue a conjugação de haver).
PRESENTE DO INDICATIVO
Eu vejo Nós vemos
Tu vês Vós vedes
Ele vê Eles vêem
PRESENTE DO SUBJUNTIVO
Que eu veja Que nós vejamos
Que tu vejas Que vós vejais
Que ele veja Que eles vejam
PRETÉRITO PERFEITO
Eu vi Nós vimos
Tu viste Vós vistes
Ele viu Eles viram
FUTURO DO SUBJUNTIVO
Quando eu vir Quando nós virmos
Quando tu vires Quando vós virdes
Quando ele vir Quando eles virem
Exercícios
1. Julgue as construções seguintes:
a. ( ) Cristina, quando veres o Renato,
diga-lhe que me telefone.
b. ( ) Cristina, quando vires o Renato,
diga-lhe que me telefone.
c. ( ) Cristina, quando vires o Renato,
dize-lhe que me telefone.
d. ( ) Cristina, quando vir o Renato,
diga-lhe que me telefone.
e. ( ) Quando eu a vir, dar-lhe-ei a
informação.
2. Julgue as construções seguintes:
a. ( ) Quando o governo rever as metas
inflacionárias, é possível que os
juros baixem.
b. ( ) Quando o governo revir as metas
inflacionárias, é possível que os
juros baixem.
c. ( ) Quando os professores reverem
as provas, sua nota aumentára.
d. ( ) Quando os professores revirem as
provas, sua nota aumentára.
e. ( ) Quando o avião fez escla em
Fortaleza, eles se entreveram.
3. Complete coerentemente:
I Se os governos ............ as catástrofes,
muitas vidas seriam poupadas.
II Havia sinais claros de insatisfação
entre os presos, mas ninguém ............
a tragédia que se desenhava.
II Só veicule o anúncio se o professor
............. todos os textos.
a) prevessem – preveu – rever
b) previssem – previu – rever
c) previssem – previu – revir
d) prevessem – preveu – revir
e) prevessem – previu – rever
2. PROVER
a) Significado – Prover significa tomar
providências acerca de; providenciar;
abastecer.
b) Regência – Verbo transitivo direto (exige
complemento sem preposição).
c) Conjugação – No presente (do indicativo
e do subjuntivo) segue ver, do qual
deriva. No passado e no futuro, conjugase
imitando a grafia de vender.
PRESENTE DO INDICATIVO (= ver)
Eu provejo Nós provemos
Tu provês Vós provedes
Ele provê Eles provêem
PRETÉRITO PERFEITO (= vender)
Eu provi Nós provemos
Tu proveste Vós provestes
Ele proveu Eles proveram
FUTURO DO SUBJUNTIVO (= ver)
Vender prover
Venderes proveres
Vender prover
Vendermos provermos
Venderdes proverdes
Venderem proverem
3. PRECAVER, REAVER E FALIR
a) Significados – Precaver: acautelar,
prevenir. Reaver: haver de novo,
recuperar. Falir: ser malsucedido;
malograr-se, fracassar.
b) Conjugação – No presente (do indicativo
e do subjuntivo) são defectivos
(defeituosos): só se conjugam com os
pronomes nós e vós. No passado e no
futuro, são normais: precaver = vender;
reaver = haver; falir = partir.
Exercícios
1. Julgue as construções seguintes:
a. ( ) Diante do perigo iminente, é necessário
que todos se precavenham.
b. ( ) Diante do perigo iminente, é necessário
que todos se precavejam.
c. ( ) Diante do perigo iminente, é
necessário que todos se precavam.
d. ( ) Diante do perigo iminente, é
necessário que todos se previnam.
e. ( ) Diante do perigo iminente, é
necessário que todos procurem
precaver-se.
2. Complete coerentemente:
I Demorou um pouco, mas ela ............ o
dinheiro desviado da conta bancária.
II Agindo com honestidade, é possível
que ............ a confiança de todos.
II Quando ............ o carro, é possível
que esteja depredado..
a) reouve – reavejas – reaveres
b) reouve – recuperes – reouveres
c) reaveu – reavejas – reouveres
d) reaveu – recuperes – reouveres
e) reaviu – reavejas – reaveres
3. Opte construção gramaticalmente certa.
a) Venha agora ou não me encontrarás.
b) Se lhe fores contar a verdade, faze-o
sutilmente.
c) Se eles o verem aqui, vão desconfiar.
d) Vem à noite e traga todo o dinheiro.
e) Contra malfeitores, não há quem se
precaveja.
01. Opte construção gramaticalmente
certa.
a) Estou arruinado; se você não me emprestar
o dinheiro, eu falo.
b) Quando reveres o processo, dá logo o
teu parecer.
c) Se não reaveres o prestígio da
empresa, como irás participar de
licitações?
d) Se reavisse o tempo perdido, eu faria
tudo de maneira diferente.
e) Vá lá fora e apazigúe os ânimos dos
grevistas.
02. Opte construção gramaticalmente
certa.
a) Conta-se nos dedos servidores públicos
concursados.
b) Jamais houveram tantos crimes como
os há agora.
c) A mulher estava meia pálida, quis dizer
qualquer coisa e arriou o corpo.
d) Espera-se que todos os camponeses
da região adiram ao movimento dos
sem-terra.
e) – Eu já estou velho e nada valho.
Mesmo assim, requero o meu direito de
morar nestas terras.
03. Escolha a única construção que não
condiz com a norma culta da língua.
a) Ainda jovem, ela deu à luz trigêmeos.
b) Não deve haver segredos entre você e
mim.
c) Nunca foi fácil para eu responder com
honestidade às perguntas feitas por
crianças.
d) Foi difícil para mim aceitar que, embora
jovem, estava cheia de estrias.
e) As sucessivas gravidezes deixaram-na
cheia de varizes.
04. Escolha a única construção que
condiz com a norma culta da língua.
a) Minha filha, precavê-te contra a
maldade do mundo e dos homens.
b) Minha filha, precavém-te contra a
maldade do mundo e dos homens.
c) Minha filha, precavenha-se contra a
maldade do mundo e dos homens.
d) Minha filha, precaveja-se contra a
maldade do mundo e dos homens.
e) Minha filha, precavei-vos contra a
maldade do mundo e dos homens.
05. Todas as formas verbais estão
corretas em.
a) adira, adiras, adiremos, adiram
b) caiba, caibas, cabamos, caibam
c) valha, valhas, valamos
d) requeira, requeiras, requeramos
e) ceie, ceies, ceie, ceemos, ceiem
Desafio
Gramatical
AMABIS, José Mariano; MARTHO,
Gilberto Rodrigues. Conceitos de
Biologia das células: origem da vida.
São Paulo: Moderna, 2001.
CARVALHO, Wanderley. Biologia em
foco. Vol. Único. São Paulo: FTD, 2002.
COVRE, Geraldo José. Química Geral:
o homem e a natureza. São Paulo:
FTD, 2000.
FELTRE, Ricardo. Química: físicoquímica.
Vol. 2. São Paulo: Moderna,
2000.
LEMBO, Antônio. Química Geral:
realidade e contexto. São Paulo: Ática,
2000.
LEVINE, Robert Paul. Genética. São
Paulo: Livraria Pioneira, 1973.
LOPES, Sônia Godoy Bueno. Bio. Vol.
Único. 11.a ed. São Paulo: Saraiva.
2000.
MARCONDES, Ayton César;
LAMMOGLIA, Domingos Ângelo.
Biologia: ciência da vida. São Paulo:
Atual, 1994.
REIS, Martha. Completamente Química:
físico-química. São Paulo: FTD, 2001.
SARDELLA, Antônio. Curso de Química:
físico-química. São Paulo: Ática, 2000.
EXERCÍCIO (p. 3)
01. E;
02. A;
03. B;
DESAFIO QUÍMICO (p. 3)
01. a) 3 - Fenil Propano nitrila;
b) Trifenilamina;
c) Ácido 2 Butenóicio;
d) 2 Butenoato de sódio;
e) Ácido 2,3 Dimetil 2 Butenóico;
02. C;
03. C;
04. B;
05. E;
DESAFIO QUÍMICO (p. 4)
01. B;
02. A;
03. C;
04. D;
05. C;
06. B;
07. E;
DESAFIO BIOLÓGICO (p. 6)
01. C;
02. D;
03. B;
04. A;
DESAFIO BIOLÓGICO (p. 7)
01. A;
02. C;
03. C;
04. D;
05. D;
DESAFIO BIOLÓGICO (p. 8)
01. B;
02. D;
03. B;
EXERCÍCIOS (p. 9)
01. C; 02. A; 03. A; 04. C;
DESAFIO BIOLÓGICO (p. 9)
01. B; 02. D; 03. A;
DESAFIO LITERÁRIO (p. 10)
01. C; 02. A; 03. D;
Governador
Eduardo Braga
Vice-Governador
Omar Aziz
Reitora
Marilene Corrêa da Silva Freitas
Vice-Reitor
Carlos Eduardo Gonçalves
Pró-Reitor de Planejamento e Administração
Antônio Dias Couto
Pró-Reitor de Extensão e
Assuntos Comunitários
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Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa
Walmir Albuquerque
Coordenadora Geral
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Coordenador de Professores
João Batista Gomes
Coordenador de Ensino
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Antônio Carlos
Aurelino Bentes
Heimar de Oliveira
Mateus Borja
Paulo Alexandre
Rafael Degelo
Tony Otani
Editoração Eletrônica
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Encarte referente ao curso pré-vestibular
Aprovar da Universidade do Estado do
Amazonas. Não pode ser vendido.
Este material didático, que será distribuído nos Postos de Atendimento (PAC) na capital e Escolas da Rede Estadual de Ensino, é
base para as aulas transmitidas diariamente (horário de Manaus), de segunda a sábado, nos seguintes meios de comunicação:
• TV Cultura (7h às 7h30); sábados: reprise às 23h Postos de distribuição:
• Amazon Sat (21h30 às 22h)
• RBN (13h às 13h30) reprise: 5h30 e 7h (satélite) • PAC São José – Alameda Cosme Ferreira – Shopping São José
• Rádio Rio Mar (19h às 19h30) • PAC Cidade Nova – Rua Noel Nutles, 1350 – Cidade Nova I
• Rádio Seis Irmãos do São Raimundo • PAC Compensa – Av. Brasil, 1325 – Compensa
(8h às 9h e reprise de 16h às 16h30) • PAC Porto – Rua Marquês de Santa Cruz, s/n.°
• Rádio Panorama de Itacoatiara (11h às 11h30) armazém 10 do Porto de Manaus – Centro
• Rádio Difusora de Itacoatiara (8h às 8h30) • PAC Alvorada – Rua desembargador João
• Rádio Comunitária Pedra Pintada de Itacoatiara Machado, 4922 – Planalto
(10h às 10h30) • PAC Educandos – Av. Beira Mar, s/nº – Educandos
• Rádio Santo Antônio de Borba (18h30 às 19h)
• Rádio Estação Rural de Tefé (19h às 19h30) – horário local
• Rádio Independência de Maués (6h às 6h30)
• Rádio Cultura (6h às 6h30 e reprise de 12h às 12h30)
• Centros e Núcleos da UEA (12h às 12h30)
www.uea.edu.br e www.linguativa.com.br
Endereço para correspondência: Projeto Aprovar – Reitoria da UEA – Av. Djalma Batista,
3578 - Flores. CEP 69050-010. Manaus-AM

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