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quinta-feira, 25 de junho de 2009

QUIM.. BIOL.. PORT...

Variação melânica da onça
pintada, a onça preta
alimenta-se de mamíferos,
répteis, aves e peixes
Encenação de trecho de Navio Fantasma, de Wagner, apresentou
uma mistura do clássico com o folclore do boi-bumbá e o samba
• Química – Massas atômicas
pg. 02
• Química – Ácidos
pg. 04
• Biologia – Citologia III
pg. 06
• Biologia – Cadeias alimentares
pg. 08
• Português – Concordância verbal II
pg. 10
2
Mais uma vez, Manaus foi transformada na
capital lírica do Brasil. Termina, nesta
semana, o XI Festival Amazonas de Ópera,
evento que já se transformou em marco na
cultura e no turismo de brasileiros e
estrangeiros. Realizado pelo Governo do
Amazonas por meio da Secretaria de Estado
da Cultura, o evento está classificado entre
os 10 mais importantes festivais líricos do
mundo, sendo o maior evento do gênero da
América Latina.
Com uma programação de 17 espetáculos
encenados por artistas nacionais e locais, o
XI Festival Amazonas de Ópera começou no
dia 20 de abril, com um concerto ao ar livre
marcado pela mistura de ritmos. Ópera,
carnaval e boi-bumbá tomaram o Centro
Cultural Largo de São Sebastião. A apresentação
de trecho da ópera Navio Fantasma, de
Wagner, contou com participação de duas
escolas de samba locais e fundiu a tradição
da música wagneriana européia ao folclore
do boi amazonense e ao samba brasileiro. O
Festival de Ópera teve espetáculos, também,
no Teatro Amazonas e no Centro Cultural
Palácio da Justiça.
A programação deste ano incluiu a ópera
“Navio Fantasma”, do compositor alemão
Richard Wagner (1813–1883); duas apresentações
da Orquestra Petrobrás Sinfônica,
tendo à frente o maestro Isaac Karabtchevsky,
e o pianista Nelson Freire como solista
convidado; um concerto em homenagem a
Maria Callas, devido ao 30.° ano de sua
morte; a ópera “Lady Macbeth do Distrito de
Mtzensk”, do compositor russo Dmitri
Shostakovich (1906-1975); o musical “A
Sagração da Primavera”, do compositor
russo, Igor Stravinsky (1882-1971); a ópera
Poranduba, do compositor brasileiro
Edmundo Villani-Côrtes, e encerra-se com um
concerto com a soprano Nuccia Focile.
Uma das grandes atrações deste Festival foi
a estréia mundial da ópera “Poranduba” do
compositor brasileiro Edmundo Villani
Côrtes, que também é pianista, regente,
arranjador e professor. O texto da obra é de
Lúcia Pimentel Góes. A estréia foi no Teatro
Amazonas, dia 20, com mais duas récitas
nos dias 22 e 24 do mesmo mês.
Essa peça, além dos solistas, teve a participação
do Coral Infantil do Centro Cultural
Cláudio Santoro, do Coral do Amazonas,
Amazonas Filarmônica, com direção musical
e regência de Marcelo de Jesus, direção
cênica de Francisco Frias e Cenários de
Renato Theobaldo.
O encerramento está previsto para este
sábado, dia 26, no Teatro Amazonas, com o
concerto trazendo a soprano Nuccia Focile
e a Orquestra Amazonas Filarmônica, que
estará sob a regência do maestro titular Luiz
Fernando Malheiro.
Mistura de ritmos
é atração no
Festival de Ópera Massas atômicas
1. MOL
O mol é uma unidade cujo valor corresponde ao
número 6,02 x 1023.
Assim:
1 mol de átomos são 6,02 x 1023átomos.
1 mol de moléculas são 6,02 x 1023moléculas.
1 mol de íons são 6,02 x 1023 íons, etc.
O número 6,02 x 1023, representando pela letra
N, é denominado número de Avogadro.
Aplicação
A densidade do alumínio, a 20°C , é igual a
2,7g/ml.Quantos átomos desse metal existem
numa amostra que ocupa o volume de 10ml , a
20°C ?
a) 10 b) 1,0.103 c)6,0.1023
d)1,0.1026 e)6,0.1026
Resolução:
m m
D = –––– = 2,7 = –––– → m=27
V 10
1mol → 27g → 6,021023 átomos
2. ÁTOMO-GRAMA
Átomo-grama de um elemento químico é a massa,
em gramas, de 1mol de átomos desse elemento.
Para determinar o átomo-grama tornar a massa
atômica do elemento expressa em gramas.
3. MOLÉCULA-GRAMA
Molécula-grama de uma substância é a massa,
em gramas, de 1mol de moléculas dessa
substância.
Para determinar a molécula-grama tornar a massa
molecular da substância expressa em gramas.
Observações:
Para compostos iônicos, o termo moléculagrama
é substituído pelo termo fórmula-grama.
Exemplo:
A fórmula-grama do NaCl (58,5g) é a massa de
1 mol de cátions Na+ e 1mol de ânions Cl–
4. ÍON-GRAMA
Íon-grama de uma espécie iônica é a massa, em
gramas, de 1mol de íons dessa espécie iônica.
Observação:
Interpretação de fórmulas.
Exemplo:
Uma molécula de H2O
6,02 x 1023 moléculas de H2O
Um mol de moléculas de H2O
Aplicação
Qual o número de átomos existentes em 3,4g de
amônia, NH3(g)? Dados: N=14u , H=1u .
a) 4,8. 1023 b) 4,8 .1022 c) 6.1023
d) 1,2 . 1023 e) 16. 1023
Resolução:
1uma molécula de NH3 à 4 átomos à 17u
1 mol de moléculas de NH3 à 4.6,02.1023 átomos
à 17g
Regra de três:
17g ––––––––––– 4.6,02.1023
3,4g —————– X
17X = 81,872
X=4,816.1023
ESTEQUIOMETRIA
1. RELAÇÕES A PARTIR DOS COEFICIENTES
DE UMA EQUAÇÃO
Os coeficientes, numa equação química,
indicam a relação em número de moles das
substâncias participantes.
Esta relação em número de moles pode ser
convertida em relação em número de moléculas,
relação em massa, relação em volume.
Exemplo: (H=1; O =16)
Equação: 2H2(g) + 1O2(g) → 2H2O(l)
2. LEI DA CONSERVAÇÃO DA MASSA (OU
LEI DE LAVOISIER)
“Em uma reação química, a soma das massas
dos reagentes é igual à soma das massas dos
produtos.”
3. LEI DALTON OU LEI DAS PROPORÇÕES
MÚLTIPLAS
Quando duas substâncias simples reagem entre
si para formar compostos diferentes, se a massa
de uma delas permanecer constante, a massa
da outra substância irá variar numa relação de
números inteiros e múltiplos.
4. LEI DAS PROPORÇÕES DEFINIDAS (OU
LEI DE PROUST)
“Um composto químico é sempre formado pelos
mesmos elementos químicos, combinados
sempre na mesma proporção em massa.”
Exemplo:
De acordo com a lei de Proust, o composto H2O
será sempre formado por hidrogênio e oxigênio
combinados sempre na proporção em massa 1:8.
Isso não quer dizer que a água não possa ser
preparada a partir de 2g H2 e 8g O2. Neste caso
1g de H2 continua em excesso e não utilizado,
após a combinação de 1g de H2 com 8g de O2.
GENERALIZAÇÃO DA LEI DE PROUST
“Qualquer reação química obedece sempre à
mesma proporção em massa”.
Exemplo:
De acordo com a generalização de Lei de Proust,
esta reação obedecerá sempre à proporção em
massa 1 : 8 : 9.
A proporção torna possível calcular quantidades
de reagentes e produtos envolvidos nesta
reação.
ESTEQUIOMETRIA
1. CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO
Calcula as quantidades de reagentes ou
produtos envolvidos em um processo químico.
REGRA PRÁTICA:
1.° Conhecer a equação representativa da
reação química.
2.° Ajustar os coeficientes da equação.
3.° Os coeficientes indicam a relação em número
de moles que pode ser convertida em
relação ao número de moléculas, em massa,
em volume (proporção estequiométrica).
4.° Estabelecer uma regra de três envolvendo
os dados do problema.
Aplicação
A reação da grafita, C(graf), com o enxofre,
S8(rômbico), para formar sulfeto de carbono,
CS2(L), (utilizado como solvente), pode ser
representada pela equação não-balanceada, a
seguir:
C(grafite) + S8(rômbico) → CS2(L)
Em relação a essa reação, responda aos itens
abaixo. Dados os valores aproximados das
Química
Professor CLÓVIS Barreto
3
Desafio
Químico
massas atômicas dos elementos : C=12u, S=32u
a) Qual a quantidade de matéria de sulfeto
de carbono, CS2(L), obtida na reação
completa de 0,5mol de grafita ?
b) Qual a massa de enxofre, S8(rômbico),
necessária para fornecer 228g de sulfeto
de carbono?
Solução:
1.° passo: Balanceamento
4C(grafite) + 1S8(rômbico)→ 4CS2(L)
2.° passo: Proporções estequiométricas
4C(grafite) + 1S8(rômbico)→ 4CS2(L)
4mols 1mol 4mols
4 . 12g 256g 4 . 76g
a) 4mols –––––––– 4 . 76g
0,5mol –––––––– X
X=38g
b) 256g . S8(rômbico) –––––––– 4 . 76g . CS2
X ––––––––– 228g. CS2
X=192g de S8
ESTEQUIOMETRIA
CASOS PARTICULARES DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO
1. Reagentes em excesso.
Quando o problema fornece a quantidade de
dois reagentes, é provável que um deles esteja
em excesso.
Nesse caso:
1.° Determinar a quantidade de reagente que
está em excesso.
2.° Resolver o problema baseado na
quantidade de reagente que participa da
reação.
2. Grau de Pureza
Em cálculo estequiométrico, importa a
quantidade de substância pura existente em
uma amostra de determinada percentagem de
pureza.
Para determinar a quantidade de substância pura
presente em uma amostra, usar a expressão.
3. Rendimento
Rendimento de uma reação química é a relação
entre a quantidade de produto obtida na prática
e a quantidade esperada teoricamente:
Quantidade produzida
n = –––––––––––––––––––––––
Quantidade esperada
Aplicações
01. (UFES) O número de moléculas de NO
formadas, juntamente com água, na reação da
amônia (NH3) com 3,60.1021 moléculas de
oxigênio é:
a) 3,60.1021 b) 2,88.1021 c) 2,40.1021
d) 1,80.1021 e) 6,02 .1021
Resolução:
1) Montar a reação química :
NH3 + O2 → NO + H2O
2) Balancear a reação química :
2NH3 + 5/2O2 → 2NO + 3H2O
3) Estabelecer as proporções estequiométricas :
2NH3 + 5/2O2 → 2NO + 3H2O
2 mols 5/2mols 2mols 3mols
2.6,02.1023 5/2.6,02.1023 2.6,02.1023 2.6,02.1023
4) Montar a regras de três e realizar os cálculos
matemáticos:
5/2.6,02.1023 ——————— 2.6,02.1023
3,60.1021 –——————– X
5/2X = 7,20.1021
X = 2,88.106
02. (USP) Quantos gramas de vapor-d’água se
formam na decomposição de 0,100 mol de
nitrato de amônio segundo a reação: NH4NO3
N2O + 2 H2O? (N = 14; H = 1; O = 16)
a) 1,80 b) 3,6 c) 5,40
d) 18,0 e) 36,0
Resolução:
NH4NO3 N2O + 2H2O
80g 44g 36g
1mol 1mol 2mol
1mol NH4NO3 ———— 36g H2O
0,1 mol ————– –x
x = 3,6g H2O Solução: 3,6g H2O
03. (UFMG) Num recipiente foram colocados
15,0g de ferro e 4,8g de oxigênio. Qual a massa
de Fe2O3(s), formada após um deles ter sido
completamente consumido? (Fe=56; O=16)
a) 19,8g b) 16,0g c) 9,6g
d) 9,9g e) 10,2g
Resolução:
2Fe(s) + O2(g) → 1Fe2O3(s)
2 mols mols 1mol
112g 48g 160g
48g O2(g) ——— 160g
4,8g O2 ——— –x
x = 16g de Fe2O3
Resposta:
16g de Fe2O3, 15g de ferro estão em excesso e
não devem participar do calculo estequiométricos.
Exercícios
Consultar a tabela periódica para ter a
massa atômica dos elementos.
01. (PUC–RS) Assim como uma dezena
indica 10 objetos, um mol indica:
a) 60,2 x 1023 objetos
b) 6,02 x 10-23 objetos
c) 6,02 x 1023 objetos
d) 6,02 x 10-24 objetos
e) 0,602 x 1023 objetos
02. (PUC–RS) Um mol de ácido perclórico
contém:
a) dois moles de átomos de hidrogênio;
b) dois moles de átomos de cloro;
c) três moles de átomos de cloro;
d) três moles de átomos de oxigênio;
e) quatro moles de átomos de oxigênio.
03. (Acafe–SC) O número de moles de
átomos de hidrogênio em 30,1 x 1023
moléculas de água é:
a) 10 b) 5 c) 10 x 30,1 x 1023
d) 2 x 30,1 x 1021 e) 60,2 x 1020
04. (Med. Catanduva–SP) Adicionando-se
5 g de H2S a 3 moles de H2S, e a 3,01
x 1024 moléculas de H2S, a massa total
será:
a) 277g b) 135g c) 11,1 g
d) 12,4 g e) n.d.a.
05. (UE. Londrina–PR) Na reação
representada por H+ + OH– H2O,
quantos cátions H+ são consumidos
para produzir 9,0g de água? (H =1;
O = 16)
a) 4,5 b) 9,0 c) 3,0 x 1023
d) 6,0 x 1023 e) 9,0 x 1023
01. (Unirio) Soluções de amônia são
utilizadas com freqüência em produtos
de limpeza doméstica. A amônia pode
ser preparada de inúmeras formas.
Dentre elas:
CaO(s) + 2 NH4Cl(s) ⇒ 2NH3(g) + H2O(g)
+ CaCl2(s)
Partindo-se de 224 g de CaO, obtiveramse
102g de NH3. O rendimento
percentual da reação foi de: Dados:
Massas atômicas –H=1u; N= 14u;
O=16u; Cl=35, 5u, Ca=40u)
a) 100
b) 90
c) 80
d) 75
e) 70
02. (U.F.Santa Maria–RS) A massa de FeCl3
em gramas, produzida pela reação
completa de 111,6g de Fé com HCl, de
acordo com a equação não balanceada
Fe + HCl ⇒ FeCl2 + H2, é:
a) 63,4
b) 126,8
c) 253,6
d) 317,0
e) 507,2
03. (Vunesp) Considere a reração em fase
gasosa: N2 + 3H2 ⇒ 2NH3
Fazendo-se reagir 0,8g de N2 com
0,15g de H2 em condições de pressão
e temperatura constantes, pode-se
afirmar que:
a) os reagentes estão em quantidades
estequiométricas;
b) O N2 está em excesso;
c) após o término da reação, os reagentes
serão totalmente convertidos em amônia;
d) a reação se processa com aumento do
volume total;
e) após o término da reação, serão formados
0,95g de NH3.
04. (MED. MARINGÁ–PR) Quantos átomos
de oxigênio existem em 20g de
carbonato de cálcio?
a) 36 x 1023 átomos;
b) 3,6 x 1023 átomos;
c) 0,36 x 1023 átomos;
d) 12 x 1023 átomos;
e) 1,2 x 1023 átomos.
05. (CESGRANRIO) A combustão de 36g
de grafite (C) provocou a formação de
118,8g de gás carbônico. Qual foi o
rendimento da reação?(C=12; O= 16)
a) 50%
b) 60%
c) 70%
d) 80%
e) 90%
4
Desafio
Químico Ácidos
Ácido de Arrhenius – Substância que, em
solução aquosa, libera como cátions somente
íons H+ (ou H3O+).
Nomenclatura
Ácido não-oxigenado (HxE):
ácido + [nome do E] + ídrico
Exemplo: HCl – ácido clorídrico
Ácidos HxEOy, nos quais varia o nox de E:
Ácidos orto, meta e piro. O elemento E tem o
mesmo nox. Esses ácidos diferem no grau de
hidratação:
Nome dos ânions sem H ionizáveis –
Substituem as terminações ídrico, oso e ico dos
ácidos por eto, ito e ato, respectivamente.
Para lembrar: “Famoso mosquito no bico do pato”
Classificação:
Quanto ao número de H ionizáveis:
• monoácidos ou ácidos monopróticos
• diácidos ou ácidos dipróticos
• triácidos ou ácidos tripróticos
• tetrácidos ou ácidos tetrapróticos
Quanto à força:
• Ácidos fortes, quando a ionização ocorre em
grande extensão.
Exemplos: HCl, HBr, HI. Ácidos HxEOy, nos
quais (y – x)³ 2, como HClO4, HNO3 e H2SO4.
• Ácidos fracos, quando a ionização ocorre em
pequena extensão.
Exemplos: H2S e ácidos HxEOy, nos quais
(y – x) = 0, como HClO, H3BO3.
• Ácidos semifortes, quando a ionização ocorre
em extensão intermediária.
Exemplos: HF e ácidos HxEOy, nos quais
(y – x) = 1, como H3PO4, HNO2, H2SO3.
Exceção: H2CO3 é fraco, embora (y – x) = 1.
Volatilidade
Todo composto iônico é não-volátil. Portanto os
sais e os hidróxidos metálicos são não-voláteis
Principais ácidos voláteis: HF, HCl, HBr, HI, H2S,
HCN, HNO2, HNO3 e CH3–COOH
Principais ácidos fixos ou não-voláteis: H2SO4
e H3PO4
Única base volátil: hidróxido de amônio.
Ácidos mais comuns na química do cotidiano
Ácido clorídrico (HCl):
• O ácido impuro (técnico) é vendido no
comércio com o nome de ácido muriático.
• É encontrado no suco gástrico.
• É um reagente muito usado na indústria e no
laboratório.
• É usado na limpeza de edifícios após a sua
caiação, para remover os respingos de cal.
• É usado na limpeza de superfícies metálicas
antes da soldagem dos respectivos metais.
Ácido sulfúrico (H2SO4)
• É o ácido mais importante na indústria e no
laboratório. O poder econômico de um país
pode ser avaliado pela quantidade de ácido
sulfúrico que ele fabrica e consome.
• O maior consumo de ácido sulfúrico é na
fabricação de fertilizantes, como os
superfosfatos e o sulfato de amônio.
• É o ácido dos acumuladores de chumbo
(baterias) usados nos automóveis;
Ácido nítrico (HNO3)
• Depois do sulfúrico, é o ácido mais fabricado
e mais consumido na indústria. Seu maior
consumo é na fabricação de explosivos,
como nitroglicerina (dinamite), trinitrotolueno
(TNT), trinitrocelulose (algodão pólvora) e
ácido pícrico e picrato de amônio;
• É usado na fabricação do salitre (NaNO3, KNO3)
e da pólvora negra (salitre + carvão + enxofre);
Ácido fosfórico (H3PO4)
• Os seus sais (fosfatos) têm grande aplicação
como fertilizantes na agricultura;
• É usado como aditivo em alguns refrigerantes.
Ácido acético (CH3 – COOH)
• É o ácido de vinagre, produto indispensável
na cozinha (preparo de saladas e maioneses).
Ácido fluorídrico (HF)
• Tem a particularidade de corroer o vidro,
devendo ser guardado em frascos de
polietileno. É usado para gravar sobre vidro.
Ácido carbônico (H2CO3)
• É o ácido das águas minerais gaseificadas e
dos refrigerantes. Forma-se na reação do gás
carbônico com a água:
CO2 + H2O → H2CO3
BASES
Base de Arrhenius – Substância que, em solução
aquosa, libera como ânions somente íons OH–.
Classificação
Solubilidade em água:
• São solúveis em água o hidróxido de amônio,
hidróxidos de metais alcalinos e alcalinoterrosos
que são muito pouco solúveis. Os
hidróxidos de outros metais são insolúveis.
Quanto à força:
• São bases fortes os hidróxidos iônicos solúveis
em água, como NaOH, KOH, Ca(OH)2 e
Ba(OH)2.
• São bases fracas os hidróxidos insolúveis em
água e o hidróxido de amônio.
O NH4OH é a única base solúvel e fraca.
Bases mais comuns na química do cotidiano
Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2)
• É a cal hidratada ou cal extinta ou cal
apagada.
• É obtida pela reação da cal viva ou cal virgem
com a água. É o que fazem os pedreiros ao
preparar a argamassa.
• É consumido em grandes quantidades nas
pinturas a cal (caiação) e no preparo da
argamassa usada na alvenaria.
Amônia (NH3) e hidróxido de amônio (NH4OH)
• Hidróxido de amônio é a solução aquosa do
gás amônia. Esta solução é também chamada
de amoníaco.
• A amônia é um gás incolor de cheiro forte e
muito irritante.
• A amônia é fabricada em enormes
quantidades na indústria. Sua principal
aplicação é a fabricação de ácido nítrico.
• É também usada na fabricação de sais de
amônio, muito usados como fertilizantes na
agricultura. Exemplos: NH4NO3, (NH4)2SO4,
(NH4)3PO4
• A amônia é usada na fabricação de produtos
de limpeza doméstica, como Ajax, Fúria, etc.
Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2)
• É pouco solúvel na água. A suspensão
aquosa de Mg(OH)2 é o leite de magnésia,
usado como antiácido estomacal. O Mg(OH)2
neutraliza o excesso de HCl no suco gástrico.
Mg(OH)2 + 2HCl → MgCl2 + 2H2O
Hidróxido de alumínio (Al(OH)3)
• É muito usado em medicamentos antiácidos
estomacais, como Maalox, Pepsamar, etc.
Química
Professor MARCELO Monteiro
01. (FGV) A tabela a seguir apresenta
algumas características e aplicações de
alguns ácidos:
As fórmulas dos ácidos da tabela são,
respectivamente:
a) HCl, H3PO4, H2SO4, HNO3
b) HClO, H3PO3, H2SO4, HNO2
c) HCl, H3PO3, H2SO4, HNO3
d) HClO2, H4P2O7, H2SO3, HNO2
e) HClO,H3PO4, H2SO3, HNO3
02. (FGV) Considere os ácidos oxigenados
abaixo:
HNO2(aq) HClO3(aq) H2SO3(aq) H3PO4(aq)
Seus nomes são, respectivamente:
a) nitroso, clórico, sulfuroso, fosfórico
b) nítrico, clorídrico, sulfúrico, fosfórico
c) nítrico, hipocloroso, sulfuroso, fosforoso
d) nitroso, perclórico, sulfúrico, fosfórico
e) nítrico, cloroso, sulfídrico, hipofosforoso
03. (FGV) O hidróxido de sódio, conhecido
no comércio como soda cáustica, é um
dos produtos que contaminaram o rio
Pomba, em Minas Gerais, causando um
dos piores desastres ecológicos no
Brasil. Dessa substância é INCORRETO
afirmar que:
a) tem fórmula NaOH
b) é um composto iônico
c) em água, dissocia-se
d) é usada na produção de sabões
e) é uma molécula insolúvel em água
04. (Mackenzie–SP) Observe as fórmulas
do sulfato de amônio (NH4)2SO4 e do
hidróxido de potássio KOH e assinale a
alternativa que apresenta a fórmula do
hidróxido de amônio, substância
presente em alguns produtos de
limpeza.
a) NH1+4 b) (NH4)2 OH c) NH4 (OH)2
d) NH4 OH e) NH4 (OH)4
05. (Fuvest–SP) A seguir aparecem os
nomes alquímicos e os nomes
modernos de três compostos químicos:
natro = carbonato de sódio; sal de
Epson = sulfato de magnésio; sal de
Glauber = sulfato de sódio. O elemento
químico comum às três substâncias é:
a) H b) Na c) S
d) C e) O
5
Anota
Aí!
Teoria protônica de Brönsted-Lowry e teoria
eletrônica de Lewis
Teoria protônica de Brönsted-Lowry – Ácido é
um doador de prótons (H+) e base é um
receptor de prótons.
ácido(1) + base(2) → ácido(2) + base(1)
Um ácido (1) doa um próton e transforma-se na
sua base conjugada (1). Um ácido (2) doa um
próton e transforma-se na sua base conjugada (2).
Quanto maior é a tendência a doar prótons,
mais forte é o ácido.
Quanto maior a tendência a receber prótons,
mais forte é a base, e vice-versa.
Teoria eletrônica de Lewis – Ácidos são
receptores de pares de elétrons, numa reação
química e bases são doadoras de um par de
elétrons na reações.
Todos os ânions são bases de Lewis e mais os
compostos neutros ricos em elétrons, tais como
água e amônia.
São ácidos de Lewis todas as espécies
químicas deficientes em elétrons ou que recebe
um par de elétrons, tais como os cátions, o BF3
e o AlCl3.
SAIS
Sal de Arrhenius – Composto resultante da
neutralização de um ácido por uma base, com
eliminação de água. É formado por um cátion
proveniente de uma base e um ânion
proveniente de um ácido.
Nomenclatura:
nome do sal = [nome do ânion] + de + [nome
do cátion] + Nox cátion
Ex.: CuCl2 cloreto de cobre II
Classificação:
Os sais podem ser classificados em:
• sal normal (sal neutro, na nomenclatura
antiga);
• hidrogênio sal (sal ácido, na nomenclatura
antiga);
• hidróxi sal (sal básico, na nomenclatura
antiga).
Reações de salificação
Reação da salificação com neutralização total
do ácido e da base
Todos os H ionizáveis do ácido e todos os OH–
da base são neutralizados. Nessa reação,
forma-se um sal normal. Esse sal não tem H
ionizável nem OH–.
Reação de salificação com neutralização
parcial do ácido
Nessa reação, forma-se um hidrogênio sal, cujo
ânion contém H ionizável.
Reação de salificação com neutralização
parcial da base
Nessa reação, forma-se um hidróxi sal, que
apresenta o ânion OH– ao lado do ânion do
ácido.
Sais mais comuns na química do cotidiano
Cloreto de sódio (NaCl)
• Alimentação – É obrigatória por lei a adição
de certa quantidade de iodeto (NaI, KI) ao sal
de cozinha, como prevenção da doença do
bócio.
• Conservação da carne, do pescado e de
peles.
Nitrato de sódio (NaNO3).
• Fertilizante na agricultura.
• Fabricação da pólvora (carvão, enxofre,
salitre).
• Carbonato de sódio (Na2CO3).
• O produto comercial (impuro) é vendido no
comércio com o nome de barrilha ou soda.
Bicarbonato de sódio (NaHCO3)
• Antiácido estomacal. Neutraliza o excesso de
HCl do suco gástrico.
• NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2
• O CO2 liberado é o responsável pelo “arroto”.
• Fabricação de digestivo, como Alka-Seltzer,
Sonrisal, sal de frutas, etc. O sal de frutas
contém NaHCO3(s) e ácidos orgânicos sólidos
(tartárico, cítrico e outros). Na presença de
água, o NaHCO3 reage com os ácidos
liberando CO2(g), o responsável pela
efervescência.
• NaHCO3 + H+ → Na+ + H2O + CO2
• Fabricação de fermento químico. O
crescimento da massa (bolos, bolachas, etc)
é devido à liberação do CO2 do NaHCO3.
Fluoreto de sódio (NaF)
• É usado na prevenção de cáries dentárias
(anticárie), na fabricação de pastas de dentes
e na fluoretação da água potável.
Carbonato de cálcio (CaCO3)
• É encontrado na natureza constituindo o
calcário e o mármore.
• Fabricação de CO2 e cal viva (CaO), a partir
da qual se obtém cal hidratada (Ca(OH)2):
CaCO3 → CaO + CO2
• CaO + H2O → Ca(OH)2
• Fabricação do vidro comum.
Sulfato de cálcio (CaSO4)
• Fabricação de giz escolar.
• O gesso é uma variedade de CaSO4
hidratado, muito usado em Ortopedia, na
obtenção de estuque, etc.
ÓXIDOS
Óxido – Composto binário de oxigênio com
outro elemento menos eletronegativo.
Nomenclatura
Óxido ExOy:
nome do óxido = [mono, di, tri ...] + óxido de
[mono, di, tri...] + [nome de E]
• O prefixo mono pode ser omitido.
• Os prefixos mono, di, tri... podem ser
substituídos pelo nox de E, escrito em
algarismo romano.
• Nos óxidos de metais com nox fixo e nos
quais o oxigênio tem nox = –2, não há
necessidade de prefixos, nem de indicar o
nox de E.
• Óxidos nos quais o oxigênio tem nox = -1:
nome do óxido = peróxido de + [nome de E]
Óxidos ácidos, óxidos básicos e óxidos
anfóteros
• Os óxidos dos elementos fortemente
eletronegativos (não-metais), como regra, são
óxidos ácidos. Exceções: CO, NO e N2O
(indiferentes).
• Os óxidos dos elementos fracamente
eletronegativos (metais alcalinos e alcalinoterrosos)
são óxidos básicos.
• Os óxidos dos elementos de
eletronegatividade intermediária, isto é, dos
elementos da região central da Tabela
Periódica, são óxidos anfóteros.
Óxidos mais comuns na química do cotidiano
Óxido de cálcio (CaO)
• É um dos óxidos de maior aplicação e não é
encontrado na natureza. É obtido
industrialmente por pirólise de calcário.
• Fabricação de cal hidratada ou Ca(OH)2.
• Preparação da argamassa usada no
assentamento de tijolos e revestimento das
paredes.
• Pintura a cal (caiação).
• Na agricultura, para diminuir a acidez do solo.
Dióxido de carbono (CO2)
• É um gás incolor, inodoro, mais denso que o
ar. Não é combustível e nem comburente, por
isso, é usado como extintor de incêndio.
• O CO2 não é tóxico, por isso não é poluente.
O ar contendo maior teor em CO2 que o
normal (0,03%) é impróprio à respiração,
porque contém menor teor em O2 que o
normal.
• O CO2 é o gás usado nos refrigerantes e nas
águas minerais gaseificadas. Aqui ocorre a
reação: CO2 + H2O ↔ H2CO3 (ácido
carbônico)
• O CO2 sólido, conhecido por gelo seco, é
usado para produzir baixas temperaturas.
• Atualmente, o teor em CO2 na atmosfera tem
aumentado e esse fato é o principal
responsável pelo chamado efeito estufa.
Monóxido de carbono (CO)
• É um gás incolor extremamente tóxico. É um
sereíssimo poluente do ar atmosférico.
• Forma-se na queima incompleta de
combustíveis como álcool (etanol), gasolina,
óleo, diesel, etc.
• A quantidade de CO lançada na atmosfera
pelo escapamento dos automóveis,
caminhões, ônibus, etc. cresce na seguinte
ordem em relação ao combustível usado:
álcool < gasolina < óleo diesel.
• A gasolina usada como combustível contém
um certo teor de álcool (etanol), para reduzir
a quantidade de CO lançada na atmosfera e,
com isso, diminuir a poluição do ar, ou seja,
diminuir o impacto ambiental.
ÓXIDOS E SUAS REAÇÕES
Citologia III
1. Citoplasma celular
O citoplasma celular ou hialoplasma é uma
massa líquida que contém diversas substâncias,
canais, bolsas e as chamadas organelas citoplasmáticas.
Organelas citoplasmáticas
São indispensáveis ao funcionamento do
organismo vivo. É importante sabermos sua
biogênese e funções.
Ribossomos
Biogênese: nucléolo
Os ribossomos são as organelas responsáveis
pela síntese protéica. São pequenos grânulos,
sem membrana envoltória, compostos de proteínas
e RNA-ribossômico (rRNA). Por vezes, estão
dispersos no citoplasma, aderidos à membrana
nuclear, ou à superfície externa do retículo endoplasmático
rugoso; outras vezes, unidos a um
RNA-mensageiro (mRNA), formam um conjunto
denominado polissomo ou polirribossomo.
Estão presentes em todas as células vivas e só
são visíveis ao microscópio eletrônico.
Esquema de ribossomo.
Retículo endoplasmático
Biogênese: Membrana plasmática
O retículo endoplasmático (do latim reticulu,
pequena rede) é uma rede de canais, na forma
de tubos e bolsas achatados.
O retículo endoplasmático só é encontrado em
células eucarióticas e só é visualizado por meio
do microscópio eletrônico. É delimitado por
membrana lipoprotéica, podendo ou não apresentar
ribossomos aderidos à sua face externa.
Tipos de retículo endoplasmático
Há dois tipos de retículo endoplasmático no citoplasma:
o retículo endoplasmático liso ou agranular
(sem ribossomos) e o retículo endoplasmático
rugoso ou granular (com ribossomos),
também conhecido como ergastoplasma.
REL RER
Representação dos dois tipos de retículo endoplasmático
Funções do retículo endoplasmático
REL– Transporte de substâncias, armazenamento
de, síntese de lipídios(esterópides) e
dotoxificação
RER– Transporte de substâncias, armazenamento,
síntese de proteínas.
Complexo de Golgi ou Sistema golgienses
BIOGÊNESE: REL
O complexo de Golgi constitui-se de inúmeras
vesículas, bolsas e sáculos achatados,
delimitados por membrana lipoprotéica. Existe
em células animais e vegetais (dictiossomos),
mas não está presente em células procarióticas.
O complexo de Golgi é um sistema de sáculos e bolsas
achatadas.
Funções do complexo de Golgi
As principais funções do complexa de Golgi são
armazenamento e secreção de substâncias. Além
disso, ele origina o acrossomo, ou capuzcefálico
do espermatozóide, e a lamela média
das células vegetais. Por último, também
participa da síntese dos lisossomos.
Lisossomos
Biogênese – Complexo de Golgi
Os lisossomos (do grego lísis, quebra; soma,
corpo) são responsáveis pela digestão intracelular
e estão presentes apenas em células animais.
São pequenas bolsas delimitadas por membrana
lipoprotéica, visíveis somente à microscopia
eletrônica e repletas de diferentes tipos de
enzimas digestivas.
Ciclo lisossômico
A digestão heterofágica (do grego hétero,
diferente; phageín, comer) ocorre com substâncias
englobadas pela célula, como na fagocitose
e na pinocitose.
O vacúolo, formado na digestão heterofágica,
chama-se vacúolo digestivo (ASSOCIAÇÃO
ENTRE LISOSSOMOS E FAGOSSOMA).
Os lisossomos também podem digerir
substâncias e velhas organelas citoplasmáticas
da própria célula (autofagia), reaproveitando
seus compostos em uma espécie de reciclagem,
ação fundamental para a preservação da vida
celular. Esse processo é a digestão autofágica
(do grego autos, próprio; phagein, comer).
Representação do ciclo lisossômico
O vacúolo digestivo, formado na digestão autofágica,
recebe o nome de vacúolo atofágico.
Após ter realizado a digestão, a célula aproveita
compostos que podem ser úteis, como aminoácidos,
carboidratos e lipídios, e coloca para
fora os restos inúteis, na forma de corpos
residuais, pela exocitose.
Todo esse processo de digestão celular é
conhecido como ciclo lisossômico.
Quando ocorre o rompimento da membrana
dos lisossomos, chamamos de autólise ou
apoptose liberando enzimas hidrolitica,
causando destruíção celular.
Ex.: Decomposição de cadaver, redução da
cauda do girino.
Peroxissomos
Biogênese – REL
Os peroxissomos também são bolsas originadas
do retículo endoplasmático liso repletas de
enzimas originadas do RER. São organelas
diferentes dos lisossomos: possuem enzimas
oxidantes(CATALASE), enquanto os lisossomos
possuem enzimas hidrolisantes.
Suas enzimas agem sobre substâncias oriundas
de um catabolismo.
Centríolos
Biogênese – autoduplicação
Os centríolos são formados por dois cilindros
perpendiculares entre si. Cada um dos cilindros
é composto de vários tubos não delimitados por
membrana lipoprotéica e DNA.
Podem ser vistos, com dificuldade, ao microscópio
óptico. Ao microscópio eletrônico constatase
que são formados por nove grupos de três
microtúbulos.
Suas funções básicas são as de auxiliar a divisão
celular formando os fusos e auxiliando na
formação de cílios e flagelos.
Os centríolos são formados por nove grupos de três
microtúbulos. Cada centríolo fica perpendicular ao outro.
6
Biologia
Professor JONAS Zaranza
01. A digestão intracelular é precedida da
ingestão de partículas alimentares que,
depois, são digeridas no interior do
vacúolo digestivo.
A ingestão de tais partículas alimentares
resulta de um processo de:
a) difusão b) osmose c) transporte ativo
d) clasmocitose e) fagocitose
02. (Fuvest) Um antibiótico que atue nos
ribossomos mata:
a) bactérias por interferir na síntese de
proteínas;
b) bactérias por provocar plasmólise;
c) fungos por interferir na síntese de lipídios;
d) vírus por alterar DNA;
e) vírus por impedir recombinação gênica.
03. (Fuvest) Uma célula animal está
sintetizando proteínas. Nessa situação,
os locais indicados por I, II e III na figura
a seguir, apresentam alto consumo de:
a) (I) bases nitrogenadas, (II) aminoácidos,
(III) oxigênio.
b) (I) bases nitrogenadas, (II) aminoácidos,
(III) gás carbônico.
c) (I) aminoácidos, (II) bases nitrogenadas,
(III) oxigênio.
d) (I) bases nitrogenadas, (II) gás carbônico,
(III) oxigênio.
e) (I) aminoácidos, (II) oxigênio, (III) gás
carbônico.
04. (Fuvest) Alimento protéico marcado com
radioatividade foi fagocitado por paramécios.
Poucos minutos depois, os
paramécios foram analisados e a maior
concentração de radiatividade foi
encontrada
a) nos centríolos; b) nas mitocôndrias;
c) na carioteca; d) no nucléolo;
e) no retículo endoplasmático.
05. (Fuvest–GV) A figura a seguir indica as
diversas etapas do processo que uma
ameba realiza para obter alimento.
A organela que se funde ao fagossomo
contém
a) produtos finais da digestão;
b) enzimas que sintetizam carboidratos;
c) enzimas digestivas;
d) enzimas da cadeia respiratória;
e) reservas energéticas.
Desafio
Biológico
Origem e estrutura dos cílios e dos flagelos
Os cílios e os flagelos originam-se dos centríolos.
Por isso, também são feixes de microtúbulos.
Todavia, são revestidos por membrana lipoprotéica.
Eles estão inseridos em estruturas semelhantes
aos centríolos chamadas corpúsculos
basais ou cinetossomos. A parte que se projeta
para cima possui nove grupos de microtúbulos,
com dois microtúbulos centrais.
Esquema da estrutura de cílios e flagelos´
Fuso mitótico
Durante a divisão da célula, os centríolos
duplicam-se, e um dos pares migra para o pólo
inferior da célula. Ao redor de cada um desses
pares, surgem fibras de microtúbulos formando o
áster. De cada par de centríolos, saem prolongamentos
de proteína formando o fuso mitótico.
Durante a divisão celular, os cromossomos terão
sua distribuição orientada por esse fuso.
Mitocôndrias
Biogênese – autoduplicação
As mitocôndrias são organelas presentes em
todos os seres eucariontes. Possuem a forma de
bastonete e são revestidas por uma membrana
dupla. A membrana externa é lisa, e a interna,
pregueada, formando as cristas mitocondriais,
onde estão as enzimas respiratórias. O preenchimento
interno das mitocôndrias é chamado
matriz mitocondrial.
Em sua composição, além de lipídios, proteínas e
enzimas respiratórias, existem cálcio, magnésio,
fósforo, DNA, RNA e minúsculos ribossomos.
Esquema de mitocôndria.
Função e localização
A mitocôndria tem a função de produzir energia
(ATP) para as atividades celulares por meio da
respiração celular.
Isso significa que regiões da célula com maior
necessidade de energia exigem mais mitocôndrias.
O conjunto de mitocôndrias de uma célula
recebe o nome de condrioma.
2. NÚCLEO INTERFÁSICO
Estrutura nuclear
Exceto em seres procariontes, em que o núcleo
não existe e o material nuclear está disperso no
citoplasma, os demais seres vivos possuem um
ou mais núcleos bem delimitados pela carioteca.
Dentro do núcleo, mergulhados em uma solução
semelhante ao hialoplasma, a cariolinfa, encontramos
um ou mais nucléolos e os cromossomos.
Representação do núcleo
Carioteca
Também é chamada de membrana nuclear. A
carioteca tem constituição lipoprotéica, é dupla
e apresenta poros, por onde podem passar
grandes moléculas em direção ao citoplasma e
em sentido contrário. Ela comunica-se com o
retículo endoplasmático, que lhe dá origem, e,
freqüentemente, possui ribossomos aderidos à
sua face externa.
A carioteca permanece íntegra durante a vida da
célula e só se desmancha durante a divisão
celular. Diferentemente da membrana celular, a
carioteca não se regenera quando lesada.
Cariolinfa
A cariolinfa também é conhecida como
nucleoplasma, carioplasma ou suco nuclear. Ela
é uma solução de água, proteínas e outras
substâncias, semelhante ao hialoplasma, que
preenche o interior do núcleo,
Nucléolo
Pode existir um ou vários nucléolos dentro de
um mesmo núcleo. O nucléolo não possui
nenhuma membrana envoltória e é tão-somente
um agregado de rRNA e proteínas.
Durante a divisão celular, o nucléolo desfaz-se,
originando os ribossomos, que, uma vez
formados e amadurecidos, migram para o
citoplasma, onde irão responsabilizar-se pela
síntese protéica.
O que dá origem ao nucléolo é um tipo especial
de cromossomo chamado cromossomo
organizador do nucléolo em uma pequena parte
chamada zona SAT, zona satélite ou zona
organizadora do nucléolo.
Cromossomos
O cromossomo é uma estrutura que contém as
informações genéticas da célula. Ele é constituído
de uma molécula de DNA associada a proteínas
chamadas histonas. Nos locais de contato entre o
DNA e as histonas, formam-se granulações
conhecidas como nucleossomos. Como são
formados por cromossos são capazes de
autoduplicar-se.
O conjunto de cromossomos é chamado
cromatina. A cromatina pode ter regiões mais
espiralizadas, portanto, mais condensadas e
coráveis, e regiões menos espiralizadas,
portanto, menos condensadas e menos
coráveis. As regiões mais condensadas da
cromatina são chamadas helorocromatina, e as
menos condensadas, eucromatina.
Esquema de heterocromatina e eucromatina.
Os cromossomos apresentam estrangulamentos
chamados constrições. A constrição primária ou
centrômero separa o cromossomo em dois
braços. Cada braço é uma cromátide.
Também podem existir outras constrições ao
longo de um cromossomo. A constrição
secundária pode conter a zona satélite,
responsável pela organização do nucléolo.
Cromossomos segundo o centrômero
Dependendo da localização do centrômero, os
cromossomos podem classificar-se em:
7
01. (Puccamp) Os centríolos são
organelas celulares relacionadas com
a) o surgimento de vacúolos autofágicos;
b) a remoção do excesso de água;
c) o processo de recombinação genética;
d) a formação de cílios e flagelos;
e) os fenômenos de plasmólise e
deplasmólise.
02. (Ufrs) Qual das estruturas a seguir
está relacionada com o processo da
divisão celular e com os movimentos
de cílios e flagelos?
a) Retículo endoplasmático;
b) Lisossoma;
c) Vacúolo;
d) Centríolo;
e) Ribossoma.
03. (Fuvest) As mitocôndrias são
consideradas as “casas de força” das
células vivas. Tal analogia refere-se ao
fato de as mitocôndrias
a) estocarem moléculas de ATP
produzidas na digestão dos alimentos;
b) produzirem ATP com utilização de
energia liberada na oxidação de
moléculas orgânicas;
c) consumirem moléculas de ATP na
síntese de glicogênio ou de amido a
partir de glicose;
d) serem capazes de absorver energia
luminosa utilizada na síntese de ATP;
e) produzirem ATP a partir da energia
liberada na síntese de amido ou de
glicogênio.
04. (Uece) Relacione a coluna I (organela
celular), com a coluna II (função
respectiva).
COLUNA I
I. Mitocôndria
II. Ribossomo
III. Lisossomo
IV. Centríolo
COLUNA II
( ) Digestão celular
( ) Síntese protéica
( ) Respiração
( ) Divisão celular
Marque a opção que contém, na
coluna II, a seqüência correta, de cima
para baixo, de sua relação com a
coluna I:
a) III, IV, I, II
b) IV, II, III, I
c) III, II, I, IV
d) II, I, III, IV
Desafio
Biológico
Cadeias alimentares
Fluxo de matéria e energia
1. A Ecologia e sua importância
A palavra Ecologia deriva de duas palavras
gregas: oikós = casa e logos – estudo. Podemos
dizer que, literalmente, Ecologia significa o
estudo da casa. Considerando, entretanto, o
termo casa como todo o ambiente terrestre, a
palavra Ecologia passa a se referir ao estudo do
ambiente.
A Ecologia é uma ciência que se tem tornado
cada vez mais importante nos dias atuais, uma
vez que a interferência do homem sobre os
ecossistemas vem aumentando
consideravelmente. Essa interferência pode
provocar sérios desequilíbrios ecológicos. Por
isso, é cada vez mais imperioso conhecermos a
estrutura e o funcionamento dos ecossistemas,
a fim de podermos propor maneiras racionais de
utilização dos recursos naturais sem provocar
alterações ambientais drásticas.
2. Componentes estruturais de um
ecossistema.
Os ecossistemas apresentam dois componentes
principais que se inter-relacionam:
• Fatores abióticos – São os fatores não-vivos.
Podem ser físicos, como a radiação solar,
temperatura, luz, umidade, ventos, ou
químicos, como os nutrientes, presentes nas
águas e no solo.
• Fatores bióticos – Representados pelos
seres vivos que compõem a comunidade ou
biocenose ou biota.
O conjunto desses fatores forma o biótopo (bio
= vida; topos = lugar).
Podem ser consideradas ecossistemas parcelas
da biosfera de diferentes tamanhos, como, por
exemplo, uma pequena lagoa ou o oceano
todo, desde que haja intercâmbio de matéria e
de energia entre seus elementos. A biosfera
toda pode ser considerada um grande
ecossistema.
3. Hábitat e nicho ecológico
O lugar que um organismo ocupa no
ecossistema é o seu hábitat; o seu papel, ou
seja, a sua função, é o seu nicho ecológico.
4. Estrutura trófica dos ecossistemas
O conjunto de todos os organismos de um
ecossistema com o mesmo tipo de nutrição
constitui um nível trófico.
O primeiro nível trófico é formado pelos
organismos autótrofos, também chamados de
produtores.
Por sua vez, os heterótrofos podem ser
classificados como consumidores, quando se
alimentam de outros organismos, ou
decompositores, quando obtêm energia a partir
da decomposição do corpo de organismos
mortos. Os decompositores devolvem ao
ambiente substâncias orgânicas e inorgânicas
que poderão ser utilizadas pelos produtores.
Este processo é fundamental no ciclo da
matéria na natureza.
Os consumidores podem ser:
• Primários, quando se alimentam de
produtores – caso dos animais herbívoros, ou
seja, que se alimentam de plantas. Ocupam o
segundo nível trófico.
• Secundários, quando se alimentam de
herbívoros. Ocupam o terceiro nível trófico.
• Terciários, quando se alimentam de
consumidores secundários. Ocupam o quarto
nível trófico.
• Quaternários, quando se alimentam de
consumidores terciários. Ocupam o quinto
nível trófico.
Os animais onívoros alimentam-se tanto de
autótrofos quanto de heterótrofos, podendo
ocupar mais de um nível trófico. É o caso, por
exemplo, do ser humano: quando se alimenta
de plantas, ocupa o segundo nível trófico
(consumidor primário), mas, quando se alimenta
de carne de boi, ocupa o terceiro nível trófico
(consumidor secundário).
5. Cadeias e teias alimentares
A cadeia alimentar corresponde à seqüência de
organismos em que um serve de alimento para
o outro, a partir do produtor.
Na cadeia a seguir foram representados seis
níveis tróficos.
Nos ecossistemas, entretanto, não existe
apenas uma cadeia alimentar possível, mas
várias cadeias que se inter-relacionam,
formando o que se chama de teia ou rede
alimentar.
Exemplo de teia alimentar em um ambiente
terrestre. Os seres representados não estão em
escala.
É muito importante que tenhamos conhecimento
das cadeias e teias alimentares dos
8
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Puccamp) Flora e fauna dos
manguezais apresentam grande
diversidade. Bem adaptadas a esses
ambientes ricos em nutrientes, estão
plantas lenhosas, herbáceas, epífitas,
hemiparasitas. Em toda sua extensão,
são habitados por diversos animais,
desde formas microscópicas até
grandes peixes, aves, répteis e
mamíferos.
01. Observe a descrição a seguir.
Na água de um manguezal o
fitoplâncton serve de alimento tanto
para microcrustáceos como para as
larvas de crustáceos. Esses animais
são comidos por peixes os quais, por
sua vez, são ingeridos por garças. As
folhas das árvores de mangue, que
caem na água, são comidas por
caranguejos que são caçados por
guaxinins. Estes mamíferos são
picados por insetos que se alimentam
de seu sangue.
Pode-se concluir que, nessas relações
tróficas do manguezal,
a) os crustáceos são consumidores
primários;
b) os peixes são consumidores terciários;
c) as garças são consumidores secundários;
d) os guaxinins são consumidores terciários;
e) os insetos são consumidores quaternários.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Uerj)Polícia Federal:
NARCOTRÁFICO POLUI NASCENTES
DE RIOS NA AMAZÔNIA
Relatório alerta para risco de desastre
ambiental por conta do despejo de
produtos químicos usados no refino da
cocaína (...). Cerca de 2500 espécies
de peixes estão ameaçadas, segundo
a Polícia Federal, por este tipo de
poluição, além de milhões de
variedades de vegetais, insetos e
microorganismos.
(O GLOBO, 31/08/97)
02. Os diversos organismos citados no
texto anterior distribuem-se em
diferentes níveis tróficos e representam
um exemplo de teia alimentar.
No exemplo citado, os vegetais
ocupam o seguintes nicho ecológico:
a) decompositor;
b) consumidor;
c) herbívoro;
d) produtor.
03. (Puc-rio) Em relação à transferência
nutricional entre os seres vivos é
correto afirmar:
a) Não existe perda de biomassa ao longo
de uma cadeia alimentar.
b) A magnificação trófica é maior nos
indivíduos autotróficos.
c) Os heterotróficos produzem O‚ como
subproduto de sua respiração.
d) Somente os indivíduos fotossintéticos
podem ser autotróficos.
e) Os onívoros podem ocupar vários níveis
tróficos de uma teia alimentar.
Desafio
Biológico
Biologia
Professor GUALTER Beltrão
ecossistemas para planejar o uso de
determinada região. Não se pode retirar elos da
estrutura trófica, nem acrescentar outros, sem
que se avalie o impacto que essa interferência
pode trazer ao ecossistema.
6. Energia e matéria nos ecossistemas
Os principais produtores da Terra são os
organismos fotossintetizantes.
A energia luminosa do Sol é fixada pelo
autótrofo e transmitida, sob a forma de energia
química, aos demais seres vivos. Essa energia,
no entanto, diminui à medida que passa pelos
consumidores, pois parte dela é utilizada para a
realização dos processos vitais do organismo e
a outra é liberada sob a forma de calor. Sempre
restará, portanto, uma parcela menor de energia
disponível para o nível seguinte. Como na
transferência de energia dos seres vivos não há
reaproveitamento da energia liberada, diz-se
que essa transferência é unidirecional e dá-se
como um fluxo de energia. A matéria, no
entanto, pode ser reciclada; por isso, fala-se em
ciclo da matéria ou ciclo biogeoquímico.
7. Pirâmides ecológicas
As transferências de matéria e de energia nos
ecossistemas são freqüentemente
representadas de forma gráfica, mostrando as
relações entre os diferentes níveis tróficos em
termos de quantidade. Como há perda de
matéria e de energia em cada nível trófico, as
representações adquirem a forma de pirâmides.
As pirâmides ecológicas podem ser de número,
de biomassa ou de energia.
Exercícios
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufsm 2004) Quando uma área com
floresta precisa ser encoberta para a
formação do lago artificial de uma
hidroelétrica, toda a madeira deve ser
retirada. Se isso não ocorrer, esse
material entra em decomposição,
podendo provocar danos nas turbinas,
além de crescimento descontrolado da
população de algas azuis
(cianobactérias) e verdes
(‘Chlorophyta’) e de algumas plantas
flutuantes, como ‘Eichornia crassipes’,
o aguapé (‘Angiospermae’), e ‘Salvinia
sp.’ (‘Pteridophyta’).
01. A decomposição da matéria orgânica
é promovida por certos tipos de
bactérias e fungos.
Assinale a alternativa que indica a
característica que esses organismos
chamados decompositores têm em
comum.
a) Realizam fotossíntese.
b) Formam hifas.
c) São eucariontes.
d) São simbiontes.
e) São heterótrofos.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Puccamp 2004) As florestas são os
ecossistemas mais complexos do
ambiente terrestre. O aumento das
áreas naturais impactadas, as altas
taxas de desmatamento e os
problemas ambientais justificam o
esforço mundial para o plantio de
grandes áreas com espécies arbóreas.
02. Considerando a quantidade total de
matéria orgânica presente em
diferentes seres vivos de uma floresta,
a seqüência decrescente correta é a
indicada por:
a) carnívoros, plantas e decompositores;
b) herbívoros, plantas e decompositores;
c) plantas, carnívoros e herbívoros;
d) herbívoros, carnívoros e plantas;
e) plantas, herbívoros e carnívoros.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufsm 2004) O sistema radicular do
aguapé forma uma verdadeira
“cortina” que retém as partículas em
suspensão. Nesse microambiente,
proliferam bactérias, algas
microscópicas, protozoários,
pequenos crustáceos, larvas de
insetos e moluscos.
Em águas poluídas por mercúrio, os
microorganismos presentes ao redor
das raízes dos aguapés facilitam a
bioacumulação desse metal ao
transformá-lo em metilmercúrio. Esse
composto atravessa com facilidade a
membrana plasmática e causa graves
danos ao sistema nervoso.
03. Os microorganismos que vivem
associados às raízes dos aguapés e
os outros seres vivos que deles se
alimentam formam uma cadeia trófica.
Assinale a alternativa que apresenta
uma possível cadeia trófica para um
lago, iniciando pelo nível dos
produtores.
a) – aves aquáticas – peixes carnívoros –
peixes planctófagos – zooplâncton –
fitoplâncton
b) – fitoplâncton – peixes planctófagos –
zooplâncton – aves aquáticas – peixes
carnívoros
c) – fitoplâncton – aves aquáticas – peixes
carnívoros – zooplâncton – peixes
planctófagos
d) – fitoplâncton – zooplâncton – peixes
planctônicos – peixes carnívoros – aves
aquáticas
e) – zooplâncton – fitoplâncton – peixes
planctônicos – aves aquáticas – peixes
carnívoros
04. (Puc-rio) Quando nos referimos ao
ecossistema de um lago, dois
conceitos são muito importantes: o
ciclo dos nutrientes e o fluxo de
energia. A energia necessária aos
processos vitais de todos os
elementos deste lago é reintroduzida
neste ecossistema:
a) pela respiração dos produtores;
b) pela captura direta por parte dos
consumidores;
c) pelo processo fotossintético;
d) pelo armazenamento da energia nas
cadeias tróficas;
e) pela predação de níveis tróficos
inferiores.
9
01. (Ufrs 2004) Considere a seguinte situação
hipotética e os gráficos que seguem.
Em um determinado momento (tempo
C), ocorreu um derramamento de óleo
numa lagoa, o que provocou o
extermínio de uma população de sapos.
Como conseqüência, ocorreu uma
proliferação de gafanhotos nos
arredores da lagoa, o que levou a um
consumo desenfreado de capim. O
capim extinguiu-se naquela área e, na
ausência de alimento, a população de
gafanhotos também se extinguiu.
Quais dos gráficos anteriores
representam, respectivamente, as
populações de sapos, de gafanhotos e
de capim?
a) 5 - 3 - 2. b) 2 - 3 - 5. c) 1 - 2 - 4.
d) 5 - 2 - 3. e) 2 - 1 - 4.
02. (Uel 97) O esquema a seguir representa
as relações tróficas em uma
comunidade.
De acordo com o esquema, os decompositores
estão representados em
a) I b) II c) III
d) IV e) V
03. (Uel) O esquema a seguir mostra as
relações tróficas de uma comunidade de
lagoa.
Dos peixes dessa teia alimentar, o que
consegue aproveitar menos energia
nesse ecossistema é o
a) I b) II c) III
d) IV e) V
Desafio
Biológico
10
Concordância Verbal II
1. SUJEITO COMPOSTO DE PESSOAS
DIFERENTES
O sujeito composto de pessoas diferentes
faz o verbo flexionar-se no plural, na pessoa
que tiver predominância: a primeira pessoa
(eu/nós) predomina sobre a segunda
(tu/vós) e a terceira (ele/eles); a segunda
(tu/vós), sobre a terceira (ele/eles).
Observação – Se o sujeito vier posposto, a
concordância com o núcleo mais próximo
será sempre legítima.
Veja construções certas e erradas:
1. Chamar a polícia: é o que deveríamos
fazer tu e eu. (certo)
2. Chamar a polícia: é o que deverias fazer
tu e eu. (certo)
3. Chamar a polícia: é o que deveria fazer
eu e tu. (certo)
4. Eu, tu e Maria iremos a Presidente
Figueiredo. (certo)
5. Tu e Maria irão a Presidente Figueiredo.
(errado)
6. Tu e Maria ireis a Presidente Figueiredo.
(certo)
2. NÚCLEOS DO SUJEITO UNIDOS
POR “OU”
A conjunção ou pode indicar
exclusão/retificação ou, por meio do verbo,
expressar uma idéia abrangente, de nãoexclusão.
Em verdade, a idéia reside mais
no verbo que na conjunção ou.
a) Exclusão ou retificação – Se a
conjunção ou (aliada à idéia verbal)
indicar exclusão ou retificação, o verbo
concordará com o núcleo do sujeito mais
próximo. As idéias de “casar”, “ser
presidente”, “ser eleito para algum
cargo” sugerem exclusão.
b) Idéia abrangente – Se a idéia expressa
pelo verbo referir-se a todos os núcleos
do sujeito, o verbo irá para o plural ou
concordará com o núcleo mais próximo.
Veja construções certas e erradas:
1. Paulo ou Antônio serão presidente do
clube. (errado)
2. Paulo ou Antônio será presidente do
clube. (certo)
3. O índio ou os índios já estiveram aqui.
(certo)
4. O homem ou o seu filho, não me lembro
bem, arrebentaram a porta. (certo)
5. O homem ou o seu filho, não me lembro
bem, arrebentou a porta. (certo)
6. Eu ou ele seremos eleitos para o cargo.
(errado)
7. Ele ou eu serei eleito para o cargo.
(certo)
3. NÚCLEOS DO SUJEITO UNIDOS
POR “NEM”
Se os núcleos do sujeito estiverem unidos
pela conjunção nem, com frase na ordem
direta, o plural é obrigatório. Na ordem
inversa (sujeito posposto), a concordância
pode ser feita com o núcleo mais próximo.
Veja construções certas e erradas:
1. Nem o pai, nem a mãe tinha percebido
a fuga da criança. (errado)
2. Nem o pai, nem a mãe tinham
percebido a fuga da criança. (certo)
3. Não tinha percebido a fuga da criança
nem o pai, nem a mãe. (certo)
4. Nem Teodoro, nem Cabeção tinha
notado a presença da polícia. (errado)
5. Nem Teodoro, nem Cabeção tinham
notado a presença da polícia. (certo)
6. Não notou a presença da polícia nem
Teodoro, nem Cabeção. (certo)
7. Nem eu nem ela faremos a viagem
(certo).
Exclusão – Se houver idéia de exclusão,
isto é, se o fato só puder ser atribuído a um
dos elementos do sujeito, impõe-se a
concordância no singular.
1. Nem Pedro nem Maria poderão ocupar a
Presidência do clube. (errado)
2. Nem Pedro nem Maria poderá ocupar a
Presidência do clube. (certo)
4. SUJEITO COLETIVO
Quando o sujeito é um substantivo
coletivo, há três situações a considerar:
a) Coletivo sozinho, no singular – O verbo
ficará, obrigatoriamente, no singular.
b) Coletivo acompanhado de uma
expressão no plural – O verbo poderá
ficar no singular ou concordar com o
plural indiferentemente.
c) A maior parte de, parte de, a maioria
de, grande número de – Se vierem
acompanhadas de expressão no plural, o
verbo pode ficar no singular ou
concordar com o plural indiferentemente.
Veja construções certas e erradas:
1. A multidão vociferava ameaças. (certo)
2. A multidão vociferavam ameaças. (errado)
3. A multidão de eleitores vociferava
ameaças. (certo)
4. A multidão de eleitores vociferavam
ameaças. (certo)
5. Uma boa parte dos meninos de rua não
quer voltar para os pais. (certo)
6. Uma boa parte dos meninos de rua não
querem voltar para os pais. (certo)
7. A maioria da população votam sem a
devida consciência política. (errado)
8. A maioria dos eleitores votam sem a
devida consciência política. (certo)
9. Grande número de ribeirinhos sobrevive
apenas da pesca. (certo)
5. UM OU OUTRO
O sujeito composto “um ou outro”, por
expressar exclusão, obriga o verbo a ficar no
singular.
Veja construções certas e erradas:
1. Um ou outro assumirão a diretoria da
empresa. (errado)
2. Um ou outro assumirá a diretoria da
empresa. (certo)
6. QUE, QUEM (pronomes relativos)
Quando os pronomes relativos que, quem
estão na função sintática de sujeito, há duas
situações a considerar:
a) Com o pronome relativo que, o verbo
concorda, obrigatoriamente, com o
pronome ou com o substantivo que o
antecede.
b) Com o pronome relativo quem, o verbo
fica, obrigatoriamente, na terceira pessoa
do singular. Contrariando a norma culta
Português
Professor João BATISTA Gomes
01. (FGV) Assinale a alternativa em que
os trechos do texto, reescritos,
apresentam emprego de pronomes
bem como concordância (nominal e
verbal) de acordo com a norma culta.
a) Atividade é bom para os homens, que
com ela se distrai da própria vida e
desvia-se da visão assustadora de si
mesmo.
b) Lancem-se os homens no trabalho,
para que não fiquem ociosos, pois
bastam-lhes a ociosidade que lhes
ensinam muitas coisas perniciosas.
c) Certamente deve existir visões que
colidem frontalmente com um dos
esteios da sociedade; assim se
fortaleceu obsessões laborais.
d) Voltaire foi um dos grandes
pensadores iluministas, que escreveu
contra o governo e o clero franceses, o
que acabaram por levá-Io à Bastilha.
e) Houve muitos que defenderam o
trabalho; não os acompanhou Paul
Lafargue, em cuja obra encontram-se
críticas à exploração humana.
02. (FGV) A concordância verbal está
correta em:
a) Precisam-se de muitos técnicos.
b) Os Estados Unidos é contrário a essas
medidas.
c) Neste mês, deve haver muitos feriados.
d) Tratavam-se de profissionais
competentes.
e) Obedecem-se rigidamente às normas
impostas à construção civil.
03. (FGV) Assinale a alternativa que
completa corretamente a frase:
..................................... os documentos
que encaminharemos à Prefeitura.
a) Terá de serem formalizados.
b) Terão de ser formalizado.
c) Terá de ser formalizado.
d) Terão de serem formalizados.
e) Terão de ser formalizados.
Arapuca
Passando-se a frase “Disso advém o
aspecto midiático-popular” para o
plural, teremos:
a) Disso advém os aspectos midiáticospopulares.
b) Disso advêm os aspectos midiáticopopulares.
c) Disso advém os aspectos midiáticopopulares.
d) Disso advêm os aspectos midiáticospopulares.
e) Disso advêm os aspectos midiáticospopular.
Desafio
gramatical
da língua, muitos autores admitem, nesse
caso, a concordância com o pronome ou
com o substantivo antecedente.
Veja construções certas e erradas:
1. Fui eu que fiz este relatório. (certo)
2. Fui eu quem fiz este relatório. (errado)
3. Fui eu quem fez este relatório. (certo)
4. Fomos nós que fizemos todos os
relatórios. (certo)
5. Fomos nós quem fizemos todos os
relatórios. (errado)
6. Fomos nós quem fez todos os relatórios.
(certo)
7. QUAL DE NÓS, QUAIS DE NÓS...
QUAL DE VÓS, QUAIS DE VÓS...
Quando o sujeito vem representado pelas
expressões interrogativas iniciadas por qual,
quais, quantos ou por um dos indefinidos
algum, alguns, nenhum, muitos, poucos,
acompanhados dos pronomes nós, vós,
vocês, há duas situações a observar:
a) Pronomes interrogativos ou indefinidos
no singular – O verbo também ficará no
singular.
b) Pronomes interrogativos ou indefinidos
no plural – O verbo também irá para o
plural, concordando com os pronomes
nós, vós ou vocês.
Veja construções certas e erradas:
1. Qual de nós seremos aprovados no
concurso? (errado)
2. Qual de nós será aprovados no
concurso? (certo)
3. Quais de nós seremos aprovados no
concurso? (certo)
4. Qual de nós será escolhido para visitar
Parintins? (certo)
5. Quantos dentre nós conhecemos o
Encontro dos Águas? (certo)
6. Quais de vós podereis participar da
experiência? (certo)
7. Alguns de nós já estivemos em tribos
indígenas. (certo)
8. NÚMEROS FRACIONÁRIOS
Quando o sujeito da oração é um número
fracionário, a concordância deverá ser feita
com o numerador.
Veja construções certas e erradas:
1. Um terço dos alunos ficaram
reprovados. (errado)
2. Um terço dos alunos ficou reprovado.
(certo)
3. Um quinto dos bens couberam à
amante. (errado)
4. Um quinto dos bens coube à amante.
(certo)
5. Dois quintos dos bens couberam à
amante. (certo)
6. Dois terços dos parentes apoiaram a
decisão de Genivaldo. (certo)
9. EXPRESSÃO “UM DOS QUE”
A expressão “um dos que” exige o verbo
sempre no plural. Nesse caso, a concordância
é feita com “dos” (= daqueles).
Há casos, entretanto, que obrigam o verbo a
ficar no singular. É quando o verbo se
refere a um só ser, e não a mais do que um.
Veja construções certas e erradas:
1. O Tietê é um dos rios paulistas que
atravessam o Estado de São Paulo.
(errado)
2. O Tietê é um dos rios paulistas que
atravessa o Estado de São Paulo.
(certo)
3. O Sol é um dos astros que dão luz e
calor à Terra. (errado)
4. O Sol é um dos astros que dá luz e calor
à Terra. (certo)
5. Serei eu um dos que votará contra o
projeto. (errado)
6. Serei eu um dos que votarão contra o
projeto. (certo)
7. Você representa um dos que venceu na
vida. (errado)
8. Você representa um dos que venceram
na vida. (certo)
9. Um dos que se comprometeram em
apoiar o projeto voltou atrás. (certo)
10.UM MILHÃO, UM BILHÃO, UM
TRILHÃO...
Estes substantivos numerais admitem as
seguintes construções:
a) O verbo fica no singular quando não
existe conjunção “e” ligando “um
milhão”, “um bilhão”, “um trilhão” a
outra expressão numérica.
b) O verbo irá para o plural quando existe
conjunção “e” ligando “um milhão”, “um
bilhão”, “um trilhão” a outra expressão
numérica inteira no plural.
Veja construções certas e erradas:
1. Um milhão de reais foram destinados à
construção de uma ponte que não existe.
(errado)
2. Um milhão de reais foi destinado à
construção de uma ponte que não existe.
(certo)
3. Um milhão e duzentos mil reais foram
destinados à construção de uma ponte
que não existe. (certo)
4. Um milhão de dólares foram gastos na
construção da nova fábrica. (errado)
5. Um milhão de dólares foi gasto na
construção da nova fábrica. (certo)
6. Um milhão e trezentos mil dólares foram
gastos na construção da nova fábrica.
(certo)
11.NÚMEROS PERCENTUAIS
O verbo deve concordar com o número
expresso na porcentagem.
Veja construções certas e erradas:
1. Só um por cento dos alunos ficaram
reprovados. (errado)
2. Só um por cento dos alunos ficou
reprovado. (certo)
3. Cerca de dez por cento dos eleitores não
compareceram às urnas. (certo)
4. Hoje, mais de cinqüenta e dois por dento
das mulhers trabalham fora. (certo)
12.NOMES QUE SÓ EXISTEM NO
PLURAL
Com a presença do artigo, o verbo vai para
o plural. Sem o artigo, o verbo fica no
singular.
Veja construções certas e erradas:
1. Estados Unidos vencem mais uma crise
política (errado).
2. Estados Unidos vence mais uma crise
política (certo).
3. Os Estados Unidos vencem mais uma
crise política (certo).
11
01. (Desafio da TV) Nos períodos
seguintes, classifique o sujeito dos
verbos em destaque:
1. Ninguém desconfia que estamos aqui.
2. Alguém nos denunciou.
3. Andam dizendo que ele é viciado.
a) Indeterminado, indeterminado e
indeterminado.
b) Simples, simples e oculto.
c) Indeterminado, indeterminado e oculto.
d) Simples, simples e indeterminado.
e) Simples, simples e simples.
02. (Desafio do Rádio) Nos períodos
seguintes, classifique o sujeito dos
verbos em destaque:
1. Aqui, faz-se, com bastante discrição,
trabalho de macumba.
2. Fazem trabalho de macumba aqui.
3. Faz muito frio aqui no inverno.
a) Indeterminado, indeterminado e
inexistente.
b) Indeterminado, inexistente e
indeterminado.
c) Simples, indeterminado e inexistente.
d) Simples, oculto e inexistente.
e) Indeterminado, oculto e indeterminado.
03. Nos períodos seguintes, classifique o
sujeito dos verbos em destaque:
1. Fizeram muitas perguntas a você?
2. Eles fizeram muitas perguntas a você?
3. Alguém fez perguntas a você?
a) Indeterminado, indeterminado e
indeterminado.
b) Indeterminado, simples e
indeterminado.
c) Oculto, simples e indeterminado.
d) Oculto, simples e simples.
e) Indeterminado, simples e simples.
04. Nas construções seguintes,
classifique o sujeito dos verbos em
destaque:
1. Come-se muito bem nesta casa.
2. Come-se pouco feijão nesta casa.
3. Comem muito bem nesta casa.
a) Simples, simples e oculto.
b) Indeterminado, simples e
indeterminado.
c) Indeterminado, simples e oculto.
d) Simples, indeterminado e
indeterminado.
e) Indeterminado, indeterminado e
indeterminado.
05. Há uma construção errada.
Identifique-a.
a) Plantou-se muito neste inverno.
b) Plantou-se muitas árvores neste inverno.
c) Planta-se grama.
d) Aqui, assistiu-se a várias tragédias.
e) Faz-se, sob encomenda, roupa infantil.
Desafio
Gramatical
AMABIS, José Mariano; MARTHO,
Gilberto Rodrigues. Conceitos de
Biologia das células: origem da vida.
São Paulo: Moderna, 2001.
CARVALHO, Wanderley. Biologia em
foco. Vol. Único. São Paulo: FTD, 2002.
COVRE, Geraldo José. Química Geral:
o homem e a natureza. São Paulo:
FTD, 2000.
FELTRE, Ricardo. Química: físicoquímica.
Vol. 2. São Paulo: Moderna,
2000.
LEMBO, Antônio. Química Geral:
realidade e contexto. São Paulo: Ática,
2000.
LEVINE, Robert Paul. Genética. São
Paulo: Livraria Pioneira, 1973.
LOPES, Sônia Godoy Bueno. Bio. Vol.
Único. 11.a ed. São Paulo: Saraiva.
2000.
MARCONDES, Ayton César;
LAMMOGLIA, Domingos Ângelo.
Biologia: ciência da vida. São Paulo:
Atual, 1994.
REIS, Martha. Completamente Química:
físico-química. São Paulo: FTD, 2001.
SARDELLA, Antônio. Curso de Química:
físico-química. São Paulo: Ática, 2000.
DESAFIO QUÍMICO (p. 3)
01. C;
02. E;
03. B;
04. C;
05. a)Sem resposta.
b) Ao aquecermos o panetone as
pontes de hidrogênio existentes
entre o aditivo e água são rompidas
umedecendo o mesmo;
06. B;
DESAFIO QUÍMICO (p. 4)
01. B;
02. 27Kcal ;
03. a) C12H22O11+12CO2+11H2O
b) –1368 Kcal/Mol;
04. Falso. Processo exotérmico já que é a
energia liberada que aquece o
recipiente.;
05. D;
DESAFIO QUÍMICO (p. 5)
01. D;
02. C;
03. D;
04. C;
05. A;
06. C;
07. D;
DESAFIO BIOLÓGICO (p. 6)
01. E;
EXERCÍCIO (p. 7)
01. A;
02. B;
03. E
DESAFIO BIOLÓGICO (p. 7)
01. E;
02. B;
03. A
DESAFIO BIOLÓGICO (p. 8)
01. D;
02. C;
03. D;
04. A;
05. A;
06. C;
07. B;
DESAFIO BIOLÓGICO (p. 9)
01. C; 02. C; 03. B; 04. C; 05. C;
06. D; 07. C;
DESAFIO LITERÁRIO (p. 11)
01. D; 02. C; 03. D; 04. B; 05. B;
Governador
Eduardo Braga
Vice-Governador
Omar Aziz
Reitor
Lourenço dos Santos Pereira Braga
Vice-Reitor
Carlos Eduardo Gonçalves
Pró-Reitor de Planejamento e Administração
Antônio Dias Couto
Pró-Reitor de Extensão e
Assuntos Comunitários
Ademar R. M. Teixeira
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa
Walmir Albuquerque
Coordenadora Geral
Munira Zacarias Rocha
Coordenador de Professores
João Batista Gomes
Coordenador de Ensino
Carlos Jennings
Coordenadora de Comunicação
Liliane Maia
Coordenador de Logística e Distribuição
Raymundo Wanderley Lasmar
Produção
Renato Moraes
Projeto Gráfico – Jobast
Alberto Ribeiro
Antônio Carlos
Aurelino Bentes
Heimar de Oliveira
Mateus Borja
Paulo Alexandre
Rafael Degelo
Tony Otani
Editoração Eletrônica
Horácio Martins
Encarte referente ao curso pré-vestibular
Aprovar da Universidade do Estado do
Amazonas. Não pode ser vendido.
Este material didático, que será distribuído nos Postos de Atendimento (PAC) na capital e Escolas da Rede Estadual de Ensino, é
base para as aulas transmitidas diariamente (horário de Manaus), de segunda a sábado, nos seguintes meios de comunicação:
• TV Cultura (7h às 7h30); sábados: reprise às 23h Postos de distribuição:
• Amazon Sat (21h30 às 22h)
• RBN (13h às 13h30) reprise: 5h30 e 7h (satélite) • PAC São José – Alameda Cosme Ferreira – Shopping São José
• Rádio Rio Mar (19h às 19h30) • PAC Cidade Nova – Rua Noel Nutles, 1350 – Cidade Nova I
• Rádio Seis Irmãos do São Raimundo • PAC Compensa – Av. Brasil, 1325 – Compensa
(8h às 9h e reprise de 16h às 16h30) • PAC Porto – Rua Marquês de Santa Cruz, s/n.°
• Rádio Panorama de Itacoatiara (11h às 11h30) armazém 10 do Porto de Manaus – Centro
• Rádio Difusora de Itacoatiara (8h às 8h30) • PAC Alvorada – Rua desembargador João
• Rádio Comunitária Pedra Pintada de Itacoatiara Machado, 4922 – Planalto
(10h às 10h30) • PAC Educandos – Av. Beira Mar, s/nº – Educandos
• Rádio Santo Antônio de Borba (18h30 às 19h)
• Rádio Estação Rural de Tefé (19h às 19h30) – horário local
• Rádio Independência de Maués (6h às 6h30)
• Rádio Cultura (6h às 6h30 e reprise de 12h às 12h30)
• Centros e Núcleos da UEA (12h às 12h30)
www.uea.edu.br e www.linguativa.com.br
Endereço para correspondência: Projeto Aprovar – Reitoria da UEA – Av. Djalma Batista,
3578 - Flores. CEP 69050-010. Manaus-AM

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